Ministros do STF dizem que Mendonça é “menos pior”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob

A indicação de André Mendonça para substituir o ministro Marco Aurélio Mello no STF foi alvo de discreta comemoração entre ministros do grupo formado por Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Edson Fachin e o próprio Marco Aurélio.

Esses ministros, que normalmente se posicionam contra causas bolsonaristas e deram decisões favoráveis à Lava Jato, torciam por Mendonça nos bastidores. Consideravam que o Advogado-Geral da União é o “menos pior” entre os candidatos que tiveram seus nomes divulgados por interlocutores de Jair Bolsonaro e pelo próprio Flávio, filho 01 do presidente: o ministro do STJ Humberto Martins e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

Mas, enquanto Mendonça não foi confirmado, eles evitavam até mesmo conversar sobre o assunto com outras pessoas, para que sua torcida não prejudicasse a intenção de Bolsonaro de indicar Mendonça, o ministro “terrivelmente evangélico” que Bolsonaro prometeu aos fiéis.

A preferência por Mendonça tinha a ver com o fato de que os ministros consideravam que Martins e Aras seriam excessivamente benevolentes com a classe política, especialmente com os do Centrão. Eles apostam que, mesmo sendo um defensor ferrenho do presidente da República, Mendonça ainda é sensível à pauta anticorrupção e não seria leniente com esses mesmos políticos.

Por essa mesma razão, Mendonça ainda enfrenta resistências no Senado, onde ganhou o apelido de “Fachin do Bolsonaro”. É uma referência ao fato de que Edson Fachin foi indicado por Dilma, enfrentou resistências no Senado e, uma vez nomeado, deu decisões favoráveis à Lava Jato no STF.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf