MPSP acusa “Sem Parar” de abusos
Foto: Rivaldo Gomes
O Ministério Público de São Paulo, que vem questionando trechos dos contratos de adesão do Sem Parar com seus clientes, conseguiu manter uma liminar contra cláusulas que o órgão considera abusivas.
Para o MPSP, a cláusula dá à empresa o poder de abrir contas e assinar contratos de financiamento no nome dos consumidores, atuando como procuradora deles.
O órgão diz também que a defesa da Sem Parar alega que sua atividade envolve outorga de um crédito ao cliente, como nas administradoras de cartão de crédito.
Pela argumentação do promotor Danilo Pugliesi na ação civil pública, as condições gerais dos contratos têm cláusulas que podem onerar o cliente por meio de contratos de financiamento que ele próprio não tenha buscado.
Procurada pelo Painel S.A. a Sem Parar não revela o impacto do modelo em suas contas.
A empresa diz que age conforme a lei, a ética e a transparência, e que suas ações são informadas aos clientes e estão de acordo com as melhores práticas do mercado de meio pagamentos regulado pelo Banco Central. “A empresa esclarece ainda que o processo encontra-se em andamento na 1ª instância e ainda não houve decisão definitiva”, diz a Sem Parar em nota.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf