OAB condena ameaça militar à CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Ag. Senado

As críticas das Forças Armadas à CPI da Covid nesta quarta-feira, 7, geraram reações não só na esfera política, mas também na jurídica. O grupo Prerrogativas destacou o ‘caráter institucionalmente anômalo e ameaçador’ da nota assinada pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e pelos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, afirmou que ‘toda tentativa de intimidar o Senado por estar cumprindo seu papel constitucional é descabida’.

A nota dos militares foi uma resposta a uma declaração do presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, que, durante a sessão do colegiado desta quarta, 7, afirmou que a ‘há muitos anos a gente não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua do governo’. Braga Netto e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica classificaram a manifestação ‘grave, infundada e irresponsável’

Após a nota do Ministério da Defesa, Aziz afirmou que foi ‘bastante moderado’ nas críticas e também ‘pontual’, frisando que a nota dos militares foi desproporcional. Nesta quinta, 8, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que o episódio não passou de um ‘mal-entendido’.

No Twitter, Santa Cruz frisou que é o ‘respeito à Constituição que garante estabilidade, democracia e liberdade’, destacando que o poder Legislativo está cumprindo, por meio da CPI da Covid, sua função de fiscalizar a administração pública – “todos que a compõem”. As investigações do colegiado levantaram suspeitas de envolvimento de uma série de oficiais, da ativa e da reserva, em irregularidades durante a pandemia do novo coronavírus.

O grupo Prerrogativas também destacou que o Congresso tem a ‘incumbência de controle das ações do Executivo’ e frisou que as Forças Armadas ‘não são imunes a críticas’. “É inaceitável que as Forças Armadas continuem a se arvorar como reserva moral da nação e guardião da ordem. Tal propósito não encontra guarida em nossa Constituição. Mais inaceitável ainda é um ministro de Estado, ocupante da pasta da Defesa, produzir mensagem intimidatória ao exercício de um dos poderes da República”, registrou o grupo em nota.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf