OAB usará parecer de ex-ministro do STF sobre Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Wilton Júnior / Estadão

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, convocou para o dia 20 de julho uma sessão extraordinária do conselho da entidade para discutir uma proposta de pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Pelo menos desde março, conselheiros e ex-presidentes da OAB aumentaram a pressão por medidas mais duras contra o governo. “Nosso direito constitucional básico – o direito à vida – está sob séria ameaça. Não é mais possível adiar o debate sobre a possível apresentação, por parte de nossa entidade, do pedido de impeachment do presidente”, escreveu Santa Cruz no texto de convocação.

A comissão especial instituída na OAB para acompanhar as medidas de enfrentamento da pandemia emitiu, sob a gestão do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, um parecer que deve subsidiar o pedido de impeachment. O documento, entregue em abril, aponta para crime de responsabilidade do presidente na gestão da crise da covid-19. Na avaliação dos juristas, além de ter deixado de zelar pela saúde pública, Bolsonaro criou ‘embaraços e obstáculos’ para proteção do direito fundamental.

As suspeitas de irregularidades na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde, tornadas públicas na CPI da Covid, foram levadas em consideração pela presidência da OAB para chamar a sessão extraordinária.

“Os fatos recentes, desvendados pela CPI no Senado, colocam ainda mais luz sobre a responsabilidade clara do governo federal com relação à tragédia que vivemos”, lembra Santa Cruz.

O conselho federal da entidade já denunciou o governo à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), por ‘violações’ e ‘omissão’ na pandemia. Também enviou representação ao procurador-geral da República, Augusto Aras, cobrando a abertura da investigação e o envio de denúncia contra o presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF) por infração de medidas sanitárias preventivas na pandemia e pelas mortes causadas por negligência do governo na crise sanitária.

Desde a redemocratização, a OAB pediu a cassação dos ex-presidentes Fernando Collor, Dilma Rousseff e Michel Temer. Um eventual pedido de impeachment de Bolsonaro se somaria aos mais de 100 requerimentos entregues à Câmara dos Deputados desde o início do mandato, em janeiro de 2019. O mais recente reuniu movimentos e partidos de esquerda, siglas de centro, centro-direita e ex-bolsonaristas.

Estadão   

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf