PF investiga fraudes no Instituto de Psiquiatria da UFRJ

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta, 8, a Operação Pronta Emergência II para apurar irregularidades em contratos do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os investigadores apontam que servidores do órgão ‘se associaram criminalmente aos empresários representantes de empresas, a fim de direcionar diversas contratações’, em troca de propinas.

Um efetivo de 52 agentes cumprem dois mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio e os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, peculato e fraudes em licitação.

A Polícia Federal diz ter verificado uma série de irregularidades na montagem dos processos de licitação sob suspeita, entre elas ‘cotações fictícias, superfaturadas e com empresas integrantes da organização criminosa’ e a ‘elaboração de estudo técnico preliminar pelas próprias empresas, sendo posteriormente preenchidos no IPUB’.

Além disso, a corporação suspeita do direcionamento da contratação mediante pagamento de propinas aos servidores e aponta ‘fortes indícios’ de que as empresas participantes do esquema pertencem aos mesmos indivíduos.

COM A PALAVRA, O INSTITUTO DE PSIQUIATRIA

A reportagem busca contato com o instituto. O espaço está aberto apara manifestações.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf