PM-vendedor de vacina terá que explicar contradições em áudios
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
A CPI da Covid deve investigar contradição entre o que disse à comissão o cabo da Polícia Militar de Minas Gerais Luiz Paulo Dominghetti, que denunciou cobrança de propina quando tentava vender vacina, e as mensagens encontradas no celular dele.
Em depoimento à comissão parlamentar de inquérito, Dominghetti denunciou ter recebido do então de diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, proposta de propina de US$ 1 por dose de vacina. Dias nega.
Dominghetti relatou ainda que era representante no Brasil da empresa Davati e que ofertava 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca.
Mas nas mensagens trocadas pelo próprio Dominghetti na noite de 25 de fevereiro, depois do encontro com Roberto Dias em um shopping de Brasília, não há qualquer referência a cobrança de propina.
“Pelo contrário. Nas mensagens, o cabo Dominghetti sinaliza sucesso nas negociações para a venda de vacinas”, disse ao Blog um senador da CPI.
Dominghetti mandou uma mensagem sobre esse encontro a Rafael Alves, que faz parte do grupo de mensagens de representantes da empresa Davati, com sede nos Estados Unidos, que teria as 400 milhões de doses de vacina da AstraZeneca oferecidas ao governo. “Precisamos falar urgente. A venda vai acontecer hoje”, escreveu o cabo.
Questionado pelo interlocutor se o governo teria como prover fundos para a eventual compra de vacinas, Dominghetti foi direto naquela noite: “Só preciso da proposta. Dinheiro tem”.]
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf