Polícia goiana continua barbarizando contra população

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Imagens que mostram um advogado sendo agredido por um policial militar em Goiânia nesta quarta-feira repercutiram nas redes sociais, levando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a repudiar o ocorrido por meio de um comunicado, em que também pediu o afastamento dos agentes envolvidos na ação e a abertura de um procedimento investigativo pela corporação. Procurada, a Polícia Militar de Goiás informou que já determinou o cumprimento de tais medidas.

“Ao tomar conhecimento das imagens publicadas, a Polícia Militar instaurou um procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos e ainda determinou o afastamento das atividades operacionais do policial militar envolvido na abordagem. A Polícia Militar reforça que não compactua com qualquer tipo de excesso e que o caso está sendo apurado com o devido rigor”, afirmou a corporação.

A agressão ocorreu no período da manhã durante ação do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) em frente ao camelódromo da Avenida Anhanguera. A PM informou que uma equipe recebeu denúncia de extorsão e ameaça praticada por um “flanelinha”. Segundo a testemunha que ligou para a polícia, o suspeito estava coagindo motoristas a lhe darem dinheiro para que pudessem estacionar em área pública, em frente ao terminal da Praça da Bíblia.

 

Chegando ao local, os agentes verificaram que o suspeito possui registros com histórico criminal de “roubo, ameaça, desacato e três mandados de prisão cumpridos, estando atualmente em liberdade condicional”.

Enquanto ocorria a abordagem, apareceu o advogado Orcelio Ferreira Silverio Júnior que, segundo a PM, “invadiu o perímetro de segurança”. Os policiais que atendiam a ocorrência disseram que ele anunciou sua profissão, mas teria se recusado a mostrar sua carteirinha e “ainda desferiu um soco no rosto de um dos policiais militares, quando o policial tentou afastá-lo do local da abordagem”, acrescentou a corporação.

“Após a abordagem, todos os envolvidos foram conduzidos para a central de flagrantes da Polícia Civil para as devidas providencias legais”, conclui o comunicado da PM.

Para a Seção de Goiás da OAB, a atitude dos agentes em imobilizar o advogado e agredi-lo “verbal e fisicamente” demonstrou um “abuso nítido”, destacando ainda “a truculência e o despreparo pelos policiais” naquela cena, descrita como “chocante”. A OAB disse que os agentes agiram “de forma desmedida, empregando força além da necessária para o caso, em total descompasso com as garantias constitucionais, legais, e até mesmo contra as disposições contidas no Procedimento Operacional Padrão (POP) da Polícia Militar do Estado de Goiás”.

“A OAB-GO, por meio de sua Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP), e da Comissão de Direitos Humanos (CDH), já acompanha os procedimentos policiais, e permanecerá firme no exercício da sua função social de defesa da população e da democracia, contra todos os excessos e sempre buscará junto aos órgãos competentes a aplicação da Justiça como punição aos abusos praticados pelos agentes do Estado”, acrescentou no comunicado.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf