Queiroga descarta liberar que pessoas não usem máscara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Walder Galvão/G1

“Primeiro é necessário fazer um estudo científico. Depois que vem o estudo, o parecer é emitido. Não há pressa para se fazer isso. Isso tem que ser feito com base na ciência, né, o que temos defendido de forma reiterada. O Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretária de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos tá trabalhando com essa solicitação que foi feita pelo presidente da República”, disse.

A declaração foi feita em visita ao Hospital Regional do Guará, no Distrito Federal, onde Queiroga vacinou autoridades, como o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes; o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), André Mendonça; e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira.

Queiroga foi questionado por jornalistas sobre investigações de supostas irregularidades na compra de vacinas contra Covid-19 pelo governo federal. Na semana passada, o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério de Saúde, Roberto Dias, foi exonerado após ser citado por um vendedor de vacinas como responsável por pedir propina no contrato. Ele nega irregularidades.

Segundo o ministro, as investigações estão em andamento e a tolerância contra “atos impróprios” é zero. “A sindicância não é sobre o Roberto Dias. A sindicância é para apurar os fatos. E isso já tem a participação… Aliás, quem está à frente disso é a Controladoria-Geral da União, a própria Polícia Federal tá investigando”, disse.

“A tolerância com atos impróprios é zero. [Se] houve fatos que tenham indícios de problemas, não tenha dúvida, o ministro exonera. Que aqui não é in dubio pro reu, é in dubio pro sociedade, não é ministro André Mendonça? Essa é a orientação que eu recebi do presidente da República e cumpro, à risca”, continuou.

Queiroga também disse que ainda está “estudando” nomes para comandar o Programa Nacional de Imunização (PNI). Na semana passada, a coordenadora do PNI, Francieli Fantinato, pediu demissão.

Ela é investigada pela CPI da Covid, porque teria sido responsável por uma nota técnica enviada aos estados na qual recomendou vacinação, com qualquer vacina disponível, de gestantes que tivessem recebido a primeira dose da AstraZeneca.

A visita desta segunda foi, pelo menos, a terceira realizada por Queiroga no Hospital Regional do Guará para vacinar autoridades. O ministro Tarcísio Gomes e o ministro do TCU Jorge Oliveira têm 46 anos, e foram incluídos na imunização por faixa etária na capital na semana passada.

Já o ministro da AGU, André Mendonça, tem 48 anos e estava apto para vacinação em Brasília desde o fim de junho. Em ocasiões anteriores, Queiroga vacinou as seguintes autoridades:

ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes;
ministro das Relações Exteriores, Carlos França;
presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães

G1 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf