Randolfe chama revelações sobre Pazuello de “Caixa de Pandora”
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, reagiu a denúncia da Folha de S.Paulo contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello por negociar a compra de 30 milhões de doses da vacina CoronaVac com intermediários. O valor oferecido formalmente a Pazuello era quase o triplo do valor de venda do Instituto Butantan, atual responsável pela fabricação da vacina no país.
“A CPI da Pandemia abriu a caixa de Pandora! Estão emergindo todos os esquemas do Governo Federal na compra de vacinas. Os brasileiros e brasileiras que morreram, não foram vitimadas apenas pela COVID-19!”, escreveu o vice-presidente da comissão no Twitter.
A CPI da Pandemia abriu a caixa de Pandora! Estão emergindo todos os esquemas do Governo Federal na compra de vacinas. Os brasileiros e brasileiras que morreram, não foram vitimadas apenas pela COVID-19! https://t.co/N733g16p7c
— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) July 16, 2021
Segundo o jornal, a reunião entre o ex-ministro e o grupo aconteceu fora da agenda da pasta no dia 11 de março e teve um resumo apresentado em vídeo pelo general. Ao lado de quatro pessoas da empresa World Brands, de Santa Catarina, responsável por trabalhos de comércio exterior, Pazuello fala sobre a negociação.
A CoronaVac é desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, responsável pela origem dos estudos e fornecedora dos insumos necessários para a fabricação da vacina. O Butantan faz parte da estrutura do governo de São Paulo, comandado por um dos rivais de Bolsonaro, o tucano João Doria (PSDB).
Em depoimento à CPI da Covid, no dia 19 de maio, Pazuello declarou que “não podia negociar” vacinas com empresas por ser o dirigente máximo do Ministério da Saúde.
“Pela simples razão de que sou o dirigente máximo, eu não posso negociar com a empresa. Quem negocia com a empresa é o nível administrativo. O ministro jamais deve receber uma empresa. O senhor [Renan Calheiros] deveria saber disso”. Pazuello sobre a rejeição de propostas de contrato da vacina da Pfizer
Doria classificou a denúncia como uma vergonha nacional. “Enquanto trabalhávamos para viabilizar a CoronaVac de forma segura e com preço justo, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em nome do Governo Bolsonaro, negava a vacina e superfaturava seu preço nos bastidores”.
Enquanto trabalhávamos para viabilizar a Coronavac de forma segura e com preço justo p/ os brasileiros, o ex-Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em nome do Governo Bolsonaro, negava a vacina e superfaturava seu preço nos bastidores. Uma vergonha nacional!https://t.co/JAgfdNi7lH
— João Doria (@jdoriajr) July 16, 2021
O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) relembrou o episódio dito por Pazuello ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante uma live com o atual mandatário. “Um manda, outro obedece”, disse o general à época
Lembram que Pazuello disse que Bolsonaro manda e ele obedece? Então quem mandou o general negociar a compra de doses da CoronaVac através de uma empresa intermediária pelo TRIPLO do preço?
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) July 16, 2021
O vereador Lindbergh Farias (PT) declarou que a denúncia mostra que “governo lucrou com o atraso da vacinação e a morte de brasileiro”
Mais um absurdo! Pazuello negociou a compra de 30 milhões de doses da vacina Coronavac com intermediadores pelo triplo do preço negociado pelo instituto Butantan. Está claro que não era apenas negacionismo, esse governo lucrou com o atraso da vacinação e a morte de brasileiros.
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) July 16, 2021
O MBL (Movimento Brasil Livre), que apoiou a eleição de Jair Bolsonaro mas passou a criticar seu governo, afirmou que as denúncias envolvendo as negociações de vacinas no Ministério da Saúde “só pioram”
Pazuello, fora da agenda, negociando compra da doses da Coronavac com uma empresa intermediária.
E atenção: pelo TRIPLO do preço negociado com o instinto Butantan.
Essas histórias da vacina só pioram. pic.twitter.com/BT3aHp8Ocu
— MBL – Movimento Brasil Livre #12SetForaBolsonaro (@MBLivre) July 16, 2021
O perfil oficial do PSOL no Twitter chamou o caso de “mais uma mentira de Pazuello”
Mais uma mentira de Pazuello: Na CPI da Covid disse que nunca negociou diretamente compra de vacinas, mas vídeo divulgado hoje mostra que ele negociou a compra de 30 MILHÕES de doses de Coronavac com atravessadores pelo TRIPLO do preço que cobrava na época o Instituto Butantan.
— PSOL 50 (@psol50) July 16, 2021
Já o partido PCdoB chamou a negociação de superfaturada e “fora da agenda”
Eduardo Pazuello negociou vacina com triplo do preço e fora da agenda https://t.co/soF2PWKKiH
— PCdoB 🇧🇷 (@PCdoB_Oficial) July 16, 2021
A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) afirmou que é “suspeitíssimo” o encontro entre Pazuello e os intermediários
Na CPI Pazuello falou que um ministro jamais deve receber uma empresa. Agora aparece em vídeo com empresários negociando a Coronav por 28 dólares a dose!!! E adivinha onde ocorreu a negociação? No gabinete do Coronel Elcio Franco! Suspeitíssimo!
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) July 16, 2021
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf