Rejeição a Bolsonaro dispara no Datafolha

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Carvalho/Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fecha o primeiro semestre de 2021 com um aumento de quase 20 pontos percentuais na sua taxa de reprovação, ao se comparar o dado com o resultado de pesquisa Datafolha realizada em dezembro do ano passado.

A tendência, observada até o final de 2020, de divisão da opinião pública em três conjuntos que se polarizavam por inércia, em um cabo de guerra entre economia e pandemia, desequilibrou-se nos primeiros meses deste ano a partir do recrudescimento das mortes por Covid-19 e da vulnerabilidade agravada por crise sanitária e auxílio emergencial insuficiente.

Hoje, a avaliação negativa é praticamente o dobro da positiva.

A percepção de descontrole com o colapso no atendimento da saúde em diferentes regiões do país e o ritmo lento da vacinação provocaram já no primeiro trimestre deste ano um acúmulo de 12 pontos percentuais na rejeição ao governo.

Em alguns estratos, principalmente com maior escolaridade e renda, já se observava, em março, avaliação negativa majoritária quanto à gestão do presidente.

Agora, depois da marca de mais de 500 mil mortes pela doença e com denúncias de corrupção no Ministério da Saúde, investigadas pela CPI da Covid no Senado, Bolsonaro tem novos arranhões em sua imagem e passa a ser reprovado pela maioria absoluta da população.

Entre os que tomaram conhecimento da comissão, a taxa de reprovação ao governo é superior em quase 10 pontos percentuais à verificada entre os que a desconhecem.

Esse contraste é ainda mais expressivo entre os que souberam das denúncias de irregularidades na compra de vacinas por parte do Ministério da Saúde e também entre os que acham que Bolsonaro tinha conhecimento do fato.

No primeiro segmento, a avaliação negativa do governo supera a média em sete pontos percentuais e no segundo é maior em 16 pontos.

O reflexo mais simbólico do fenômeno encontra-se na matriz de imagem do presidente que o Datafolha levanta junto aos entrevistados desde sua posse.

Em abril de 2019, a maioria dos brasileiros o considerava muito inteligente, sincero, decidido e preparado, apesar de o enxergarem como defensor dos ricos e autoritário.

Em meio à primeira onda da pandemia, em junho do ano passado, com o discurso negacionista e apoio a atos antidemocráticos, além de reforçar a imagem de autoritarismo, Bolsonaro passou a ser considerado pela maioria como pouco inteligente, indeciso e despreparado, mas era denominado honesto pela maior parte dos entrevistados.

Na pesquisa atual, nem isso. A associação do presidente a atributos negativos se intensificou e ele passa a ser classificado inclusive como falso, aspecto que há um ano dividia opiniões. O estrato que mais cresceu nesse período (12 pontos percentuais) refere-se à parcela que o chama de desonesto (52%).

Entre os que tomaram conhecimento das denúncias de irregularidades na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde, esse índice supera a média em oito pontos percentuais e entre os que não ouviram falar das suspeitas, ele é menor em 18 pontos.

Mesmo entre os que o elegeram, há parcela significativa (que se aproxima ou até supera um terço do estrato) que o julga incompetente, despreparado para o cargo, pouco inteligente e autoritário.

Há inclusive aparente refluxo no contingente de bolsonaristas fiéis —o conjunto de devotos do presidente segundo escala elaborada pelo Datafolha (votaram nele, o aprovam e confiam em tudo que ele diz) sempre aparecia nas pesquisas com percentuais próximos a 15%.

Nos últimos dois meses apresenta-se abaixo dessa média de quatro a seis pontos percentuais.

Um dado que ilustra possível queda no grau de afinidade é a baixa taxa de entrevistados que se localiza no extremo positivo de avaliação de Bolsonaro —dos 24 pontos de popularidade que ele alcança, 15 referem-se a brasileiros que o julgam bom e apenas 9 que o consideram ótimo, posição mais frequente em nichos como empresários e evangélicos.

No lado oposto, dentre os 51% que o reprovam, 11% provêm de entrevistados que o chamam de ruim e 40% dos que o classificam como péssimo, postura comum entre mais escolarizados, desempregados e funcionários públicos.

Como uma das principais variáveis na composição do voto em um processo de reeleição é a avaliação que o cidadão faz da gestão do mandatário, o extremo negativo da escala tende a se cristalizar como núcleo de forte rejeição, um índice de difícil conversão em intenção de voto.

Em termos políticos, o tempo que falta para a eleição presidencial de 2022 é uma eternidade, especialmente quando, por estratégia, o sistema eleitoral em si é colocado em xeque.

Mudanças em diferentes cenários do país, do econômico ao social, podem alterar o quadro, mas há fatos e imagens que o eleitor dificilmente esquece, e a CPI no Senado tem os revelado aos montes.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf