Ricardo Barros e Luis Miranda na mira do Conselho de Ética
Foto: Agencia Câmara
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou nesta terça-feira dois processos por quebra de decoro parlamentar. Os alvos — o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), e o deputado Luís Miranda (DEM-DF) — estão implicados na tentativa de compra da vacina indiana Covaxin.
Em depoimento à CPI da Covid, Miranda afirmou que Barros é o deputado ao qual Bolsonaro teria se referido ao tomar conhecimento das suspeitas de corrupção no contrato de compra da vacina indiana Covaxin. O líder do governo negou envolvimento no caso.
O pedido contra Barros é assinado por deputados do PSOL, Rede e PDT. “Ao Conselho de Ética e Decoro da Câmara dos Deputados cabe, em virtude dos fatos documentados, juntados nesta representação, que evidenciam a prática de ato incompatível com o decoro parlamentar, preservar a dignidade dos mandatos eletivos”, diz o documento.
A representação cita a relação de Barros com Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos e presidente da Global. O líder do governo reponde processo na Justiça por improbidade administrativa. O MPF acusa Barros de ter beneficiado a empresa Global Gestão em Saúde quando foi ministro da Saúde, entre 2016 e 2018.
Ainda de acordo com pedido, Barros teria indicado o ex-diretor de Logística Roberto Dias para o cargo no Ministério da Saúde. Dias chegou a ser preso durante depoimento à CPI da Covid.
“De todo o exposto verifica-se que o Representado participou diretamente ou por interpostas pessoas, do começo, do meio e do fim de um processo bilionário eivado de suspeitas e ilegalidades”.
A representação contra Miranda foi protocolada pelo PTB, partido da base aliada de Bolsonaro. No documento, a sigla afirma que o parlamentar “aliou-se a pessoas e utilizou-se situação de perigo circunstanciada pela pandemia mundial da COVID-19, a fim de criar uma narrativa com o objetivo de prejudicar o presidente da República”.
O partido entende que, de acordo com a cronologia dos fatos apresentados, “ houve má fé” na apresentação da primeira invoice (recibo) apresentado por Miranda em depoimento à CPI. A representação diz que “causa estranheza” o parlamentar apresentar a versão ao Senado “ três meses depois dos fatos”.
Na sessão, foi realizado o sorteio para formação de uma lista tríplice para definição do relatores. No processo de Barros foram sorteados os nomes dos deputados Tiago Mitraud (NOVO-MG), Cezinha de Madureira (PSD-SP) e Luiz Carlos Motta (PL-SP). Já no processo de Miranda, os nomes sorteados foram de Darci de Mattos (PSD-SC), Gilberto Abramo (Republicanos-MG)e Ivan Valente (PSOL-SP). Cabe ao presidente do colegiado, Paulo Azi (DEM-BA), a escolha dos relatores.
Após a definição dos relatores e apresentação dos pareceres, o colegiado decidirá se aceita o pedido para abertura de processo contra os parlamentares por quebra de decoro parlamentar, ou se arquiva os pedidos.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf