Skaf desiste e Bolsonaro fica sem candidato a governador de SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Principal aliado político do presidente Jair Bolsonaro em São Paulo, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, afirmou a interlocutores que não pretende concorrer ao governo do Estado na eleição de 2022, conforme apurou o Valor.

Skaf já comunicou Bolsonaro que estará fora da corrida ao Palácio dos Bandeirantes e avalia a possibilidade de disputar uma vaga para o Senado. Na eleição de 2018, Skaf chegou perto de ir ao segundo turno da disputa para governador, mas acabou ficando fora do páreo que foi decidido entre João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB). Em 2014 ficou em segundo lugar, com 21% dos votos válidos, mas a eleição foi decidida no primeiro turno, com a vitória de Geraldo Alckmin (PSDB).

Para se candidatar pela quarta vez a governador de São Paulo, Skaf precisaria do aval do MDB, partido ao qual é filiado. Mas a legenda segue a tendência de não lançar candidato próprio e apoiar a candidatura do atual vice-governador Rodrigo Garcia, que recentemente trocou o DEM pelo PSDB. A candidatura só seria viável se Skaf trocasse de partido mais uma vez. Ele já concorreu para o governo de São Paulo em 2010, então filiado ao PSB.

O presidente da Fiesp tem avaliado que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, é o nome mais viável para disputar a cadeira do palácio dos Bandeirantes com o apoio de Bolsonaro. Tarcísio não tem filiação partidária e é pouco conhecido pelo eleitorado de São Paulo.

No ano passado, o ministro declinou de convites para integrar o PSL e o DEM. Em eventos de inauguração de obras, Bolsonaro tem se referido à candidatura de Tarcísio como “uma missão”, deixando claro que não pretende abrir mão de um candidato no maior Estado da federação.

Como Bolsonaro está sem partido, a tendência é que, em uma eventual articulação para inserir Tarcísio na disputa paulista, o ministro se filie à mesma sigla a que Bolsonaro vier a aderir. Bolsonaro se elegeu presidente em 2018 pelo PSL, mas saiu da legenda depois de se desentender com o líder da agremiação, Luciano Bivar.

Por ora, a expectativa é que o presidente se filie ao Patriota, partido que teve Cabo Daciolo como candidato na eleição presidencial passada.

A janela partidária ocorrerá em março de 2022, período em que parlamentares poderão trocar de legenda sem correr risco de perder o mandato.

Após 14 anos à frente da Fiesp, Skaf deixará o posto em janeiro do ano que vem. As eleições da entidade para o mandato de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2025 foram realizadas na segunda-feira. Apoiado por Skaf, o empresário Josué Gomes da Silva – filho do ex-vice-presidente da República durante os oito anos do governo Lula, José Alencar – concorreu à presidência da entidade em chapa única e foi eleito com 97% dos votos.

Josué é mineiro, mas mora em São Paulo há 35 anos. Em 2014 disputou o Senado pelo MDB de Minas Gerais, mas não conseguiu se eleger. Está no comando da Coteminas e já presidiu a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf