STF vai decidir se salva ou não Bolsonaro da CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Uol

Está na mesa do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, um pedido da oposição para que a CPI da Covid seja prorrogada por mais 90 dias. O prazo inicial da CPI termina no fim deste mês. Se o Supremo não agir, a comissão pode ser encerrada de forma abrupta.

Fux ainda não tomou a decisão. Se, por um lado, não quer ser o responsável direto por encerrar a CPI; por outro, não quer dar uma canetada prorrogando a comissão e, assim, se indispor com o Palácio do Planalto.

Enquanto ataca a política do governo federal de combate à pandemia, a comissão tem sido o principal foco de desgaste político do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Quanto mais a CPI for esticada, mais próxima ela fica de 2022 – e, portanto, mais votos ela pode tirar do mandatário na tentativa de reeleição.

Se não quiser prorrogar a CPI de cara, como é o esperado, Fux ficará com duas alternativas. A primeira é a burocracia processual de pedir informações para o Senado antes de tomar uma decisão. Dessa forma, cumpre a lei e ganha tempo.

A segunda opção é declarar que não há urgência em tomar uma decisão agora e enviar o pedido de liminar para o gabinete da relatora do processo, a ministra Cármen Lúcia. Em julho, durante o recesso do STF, o presidente da Corte é responsável por dar apenas decisões urgentes.

Enquanto isso, o relógio corre. O prazo dos 90 dias iniciais da CPI se encerra no fim deste mês, se não houver votação do projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do ano que vem.

Caso o Congresso Nacional não aprove a LDO, o Legislativo não pode suspender os trabalhos entre 18 e 31 de julho. Nessa situação, os prazos da CPI da Pandemia correm normalmente. Se houver recesso formal devido à votação da LDO, os prazos são suspensos durante o recesso.

O pedido de prorrogação da CPI por mais 90 dias já tem as assinaturas necessárias há uma semana, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ainda não leu o requerimento. Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) pedem que o Supremo obrigue Pacheco a fazer isso.

A demora de Pacheco preocupa os senadores de oposição, porque abre o caminho para a base governista tentar convencer parte dos 34 signatários do documento a voltarem atrás. Pacheco já declarou que pretende ler o requerimento somente ao fim do prazo inicial de 90 dias. Isso mantém a expectativa de que a CPI não seja prorrogada.

Apesar de não querer se indispor com Bolsonaro, o mais provável é que o Supremo opte por não ficar com o ônus de enterrar a CPI. Para isso acontecer, Fux precisa agir rápido.

Uol

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf