TCU desmente Pazuelllo sobre aplicativo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Análise feita por auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que o aplicativo TrateCov, usado em Manaus para auxiliar na identificação de casos de covid-19, não foi adulterado por hacker, como alegou o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello à CPI da Covid. Na verdade, o TrateCov foi planejado para funcionar de modo a identificar associação de quaisquer dois sintomas como “Provável diagnóstico de covid-19”. A seguir, o dispositivo prescreve automaticamente o chamado tratamento precoce, que comprovadamente não tem eficácia para a doença.

Ao ser criticado porque o aplicativo sugeria tratamento ineficaz para quase todos os sintomas relatados pelos usuários, Pazuello tentou justificar a distorção dizendo que houve “roubo dessa plataforma” e contou aos senadores que chegou a registrar o caso na polícia.

“Foi hackeado por um cidadão. Tem uma investigação que chega nesse cidadão, ele foi descoberto, pegou o diagnóstico, alterou dados e colocou na rede pública”, afirmou Pazuello na CPI.

A análise dos especialistas do TCU, no entanto, informa que não houve adulteração e que “a indicação pelo usuário do TrateCov de quaisquer dois sintomas é suficiente para a aplicação web exibir o diagnóstico” de covid-19.

Os auditores relatam que a informação de que alguém sente, por exemplo, “dor de cabeça” e “náuseas”, ou “lombalgia” e “dor em coluna toráxica”, ou ainda “dor de garganta” e “dor em membros inferiores”, era suficiente para ocorrer a sugestão de prescrição de medicamentos do “denominado tratamento precoce”.

Nesses casos, o TrateCov apresentava sempre sete medicamentos – Disfosfato de Cloroquina, Hidroxicloroquina, Ivermectina, Azitromicina, Doxiciclina, Sulfato de Zinco e Desametazona – e a posologia (dose e frequência de uso) sugerida é sempre a mesma para quatro das medicações – Disfosfato de Cloroquina, Hidroxicloroquina,
Azitromicina e Doxiciclina.

“Enquanto a saúde de Manaus estava colapsando, com muitos pacientes precisando de oxigênio, por causa da segunda onda da covid-19, a senhora Mayra Pinheiro (secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde) e o senhor Pazuello lançavam o TrateCov e transformaram o povo da capital do Amazaonas em objeto de experimento”, acusa o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid. “Isso é crime de lesa-humanidade, que deve ser levado a julgamento no Tribunal de Haia”.

A análise do aplicativo foi solicitada ao TCU pelos integrantes da CPI da Covid.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf