01 não consegue suspeição de juiz Flávio Itabaiana

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) sofreu uma derrota na Justiça Eleitoral nesta terça-feira. O Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro (TRE-RJ) negou um pedido da defesa do filho 01 de Bolsonaro para que o juiz Flávio Itabaiana fosse declarado suspeito no inquérito que investiga se o senador cometeu lavagem de dinheiro e falsidade ideológica ao declarar seus bens à Justiça Eleitoral. A tese dos advogados foi derrotada por quatro votos contra dois. O caso corre sob sigilo.

O resultado foi visto por parte do Judiciário como mais uma resposta aos arroubos autoritários do presidente Bolsonaro diante dos seus insistentes ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os advogados argumentaram que Rodrigo Roca, um dos defensores de Flávio, já advogou para Itabaiana e que já se declarou suspeito por essa razão em outros processos. Responsável pela 204ª Zona Eleitoral, Flávio Itabaiana é juiz do caso. O magistrado também era, até o ano passado, o responsável pelo processo da “rachadinha” na 27ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Em junho de 2020, porém, a 3ª Câmara Criminal do TJ do Rio acolheu um pedido dos advogados e enviou o caso Queiroz para o Órgão Especial do TJ.

A conclusão do julgamento do inquérito eleitoral de Flávio no TRE-RJ aconteceu nesta terça-feira, com o voto-vista do vice-presidente e corregedor da corte, Elton Leme. Ele se posicionou contra a suspeição de Itabaiana. O presidente do tribunal, Cláudio Luís Braga dell’Orto, não se manifestou pois só votaria em caso de empate.

A sessão contou com um fato inusitado. O desembargador Roy Reis Friede, que tomou posse em maio como membro efetivo da corte eleitoral do Rio, quis mudar o voto de seu antecessor, Guilherme Couto, que já tinha se posicionado contra o suspeição. O movimento é apontado como uma tentativa de fazer um gesto a Bolsonaro, já que Reis Friede sonha com uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A tentativa, porém, não funcionou.

Segundo envolvidos no caso, a estratégia da defesa do senador seria usar uma eventual suspeição de Itabaiana na corte eleitoral para anular todas as decisões que ele proferiu na esfera criminal, quando esteve à frente do caso das rachadinhas. Foi o magistrado, por exemplo, o responsável por medidas como a quebra do sigilo bancário e fiscal de Flávio, além da prisão de seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

Procurada, a defesa de Flávio disse que não comentaria o assunto.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf