Após cancelar horário de verão, Bolsonaro pede economia de luz

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reconheceu, nesta quinta-feira (26/8), a gravidade da crise energética no Brasil e pediu aos seguidores que acompanham sua tradicional live semanal nas redes sociais uma colaboração para a economia do insumo.

“Eu quero fazer um apelo a você que tá em casa agora. Eu tenho certeza que você pode apagar um ponto de luz na sua casa agora. Eu peço esse favor pra vocês”, disse o presidente da República. “Apague um ponto de luz agora, ajuda. Está ajudando a economizar energia, a economizar água das hidrelétricas. Em grande parte delas, estamos na casa de 10%, 15% de armazenamento. Estamos no limite do limite.”

“Algumas [hidrelétricas] vão deixar de funcionar, se essa crise continuar existindo. E, vou dizer a vocês, decretar uma bandeira vermelha [na conta de energia], que dá em média R$ 100 pra cada 100 quilowatts, não é maldade. É porque precisamos pagar outra fonte geradora de energia; no caso, são a termoelétricas, que gastam óleo diesel, muito mais caro”, complementou Bolsonaro, que cobrou ainda ajuda dos governadores para não cobrar imposto sobre o aumento na conta.

A fala de Bolsonaro veio horas depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmar que a taxa extra na conta de luz deverá ser aumentada novamente, devido à crise hídrica. Para o chefe da pasta, “não adianta ficar sentado chorando”. A declaração foi feita nesta manhã, em audiência pública no Senado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reajustou a bandeira tarifária das contas de luz em junho, por causa da pior seca já enfrentada pelo país nos últimos 91 anos. A previsão é que a bandeira na cor vermelha sofra mais um aumento nas próximas semanas.

“Temos de enfrentar a crise. Vamos ter de subir a bandeira, a bandeira vai subir. Vou pedir aos governadores para não subir automaticamente [o ICMS da energia elétrica], eles acabam faturando em cima da crise. Temos de enfrentar, não adianta ficar sentado chorando”, disse Guedes.

Na quarta-feira, (25/8), o ministro já havia feito declaração polêmica sobre o assunto. Ele questionou a reclamação dos brasileiros sobre o preço da conta de luz. “Qual o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?”, indagou.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf