Blogueiros bolsonaristas têm sigilo fiscal quebrado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 retirou os sigilos bancário e fiscal de blogueiros, jornalistas e perfis da internet que apoiam o presidente Jair Bolsonaro. Os alvos da decisão são acusados pelos senadores do colegiado de disseminar notícias falsas em meio à pandemia do novo coronavírus e de atrapalhar o enfrentamento da crise sanitária.

Dentre os atingidos pela medida, estão os jornalistas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio. Páginas como Instituto Força Brasil, Renova Mídia, Terça Livre, Jornal da Cidade Online, Conexão Política, Crítica Nacional e Senso Incomum, além de outros perfis em redes sociais, também são alvo da CPI. O objetivo da comissão é entender se houve algum tipo de financiamento público a essas pessoas físicas e jurídicas para o compartilhamento de fake news.

Durante a votação para a derrubada dos sigilos, senadores governistas reclamaram da decisão e alegaram que a CPI estaria cerceando o direito à liberdade de expressão. “O que esta CPI está fazendo com os movimentos conservadores é um atentado sem precedentes à liberdade de expressão, uma covarde intimidação, uma verdadeira censura, só pelo fato de esses meios propagarem ideias tradicionais e conservadoras”, reclamou Eduardo Girão (Podemos-CE).

“Nós estamos diante de uma situação que caracteriza perseguição política aos movimentos conservadores e democráticos. Isso viola a Lei de Abuso de Autoridade, viola a livre manifestação do pensamento constitucional, cláusula pétrea prevista na Constituição Federal”, reforçou Marcos Rogério (DEM-RO), vice-líder do governo no Congresso.

O grupo majoritário do colegiado, no entanto, rebateu as críticas. A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) destacou que “não se pode utilizar a liberdade de expressão para mentir, para caluniar, para desonrar as pessoas, para desrespeitar as pessoas e, ainda mais, para matar as pessoas”.

“As fake news que foram propagadas neste período de pandemia, algumas delas, mataram centenas de pessoas no Brasil. E, agora, a apresentação desses requerimentos, para exatamente buscar o clareamento e a transparência, é fundamental para responsabilizar esses culpados, pessoas que usam as redes sociais de forma criminosa”, ponderou.

Presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) acrescentou que não se pode confundir livre expressão com a disseminação de notícias falsas. “Há fortes indícios de que esses sites são financiados não a favor da democracia, não a favor de uma ideia, não a favor de um programa, um projeto, mas, sim, para denegrir os políticos, para pedir o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF)”, ressaltou.

“Ou a gente toma as providências que nos cabem nesse momento ou a gente passa para a história como covardes, e isso é uma coisa que eu não sou. A vida nos coloca algumas coisas na frente. E, se a gente é instrumento de Deus nesse nesse mundo, a gente tem que usar esse o instrumento para o bem e coibir esse tipo de pessoa. Eles fizeram uma propaganda muito grande para tratamento precoce, para imunização de rebanho, e eles contribuíram para morte de muitos brasileiros”, acrescentou o senador.

Correio Braziliense  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf