Bolsonaro já procura outro evangélico para o STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez chegar ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que na eventualidade de haver alguma rejeição ao nome de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal, respeitará a decisão do Senado, mas indicará outro evangélico para a vaga. A informação foi confirmada à CNN por vários senadores.

Bolsonaro tem dito a aliados que não recuará da promessa feita de indicar alguém deste segmento religioso para o STF. Alcolumbre até agora não pautou a sabatina de Mendonça sob a justificativa de que Bolsonaro ataca constantemente o Supremo e não faz sentido indicar alguém para uma corte atacada por ele e por seus apoiadores.

Interlocutores de Alcolumbre, porém, garantem que a rejeição a Mendonça se deve não a escalada da crise institucional, mas sim ao fato de Mendonça não inspirar confiança em parte dos senadores de que atuará como um garantista no STF, ou seja, alguém menos propenso a aplicar punições a réus. Grande parte do Congresso é alvo de investigações e processos no STF.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, que foi reconduzido ao cargo nesta terça-feira, seria o nome preferido de parte do Senado para a vaga da qual Mendonça foi nomeado.

A articulação política do governo no Senado calcula que apesar das resistências, Mendonça teria mais da metade dos votos na Comissão de Constituição e Justiça e também no plenário do Senado. Para tanto, Alcolumbre precisaria pautar a sabatina e a votação. A pressão nesse sentido tem-se ampliado.

Governistas avaliam duas possíveis frentes. Uma é solicitar ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que interceda diretamente a Alcolumbre para que ele paute a sabatina. Outra é elaborar um documento com assinaturas de integrantes da CCJ para que ele paute a sessão.

Procurado, Davi Alcolumbre não quis se manifestar.

CNN Brasil

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf