Bolsonaro não para de cair

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil; Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Não é a primeira vez que esta coluna analisa as pesquisas de popularidade mostrando como o presidente Jair Bolsonaro vem perdendo apoio em consequência dos seus próprios erros: seja na condução da pandemia, seja na condução da economia.

Nesta terça-feira, 17, pesquisa XP-Ipespe mostra que a popularidade do seu governo continua em queda. Como mostrou o Radar, depois de chegar a 52% de “ruim e péssimo” na rodada de julho, a pesquisa de agosto mostra agora que esses são 54%.

A insatisfação vem acompanhada de uma piora real na percepção da direção da economia. O grupo dos que veem a economia no caminho errado, que diminuíram a partir de abril, cresceu novamente 4 pontos percentuais e chegou a 63%,

É muito fácil notar que se Bolsonaro tivesse investido na vacinação em massa, e não na imunidade de rebanho e no tratamento precoce, a economia estaria vivendo um movimento em V – uma queda exponencial, mas seguida de uma subida vertiginosa.

Empacamos por responsabilidade do líder do executivo e da escolha política que ele fez de minimizar um vírus que matou mais no Brasil em um ano e meio que o talibã desde o início da guerra no Afeganistão.

Nesse aspecto, vale lembrar a avaliação do competente cientista político Antonio Lavareda, que já ano passado avaliava que em 2022 o eleitor perguntará na hora de votar: “o que você fez por mim na pandemia?”

No caso de Bolsonaro, nada. É por isso que, em matéria de rejeição, 61% dos entrevistados dizem que não votariam em Bolsonaro “de jeito nenhum”. Já os de Lula chegam a 45% dos entrevistados. O atual presidente colhe o que plantou.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf