Bolsonaro usa assessores pagos por você para atacar desafetos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

Ao mesmo tempo em que abre o governo para o Centrão e busca melhorar a articulação política — gestos que tentam amenizar a pressão da CPI da Covid e já miram a campanha à reeleição —, o presidente Jair Bolsonaro mantém no seu entorno assessores que reverberam nas redes sociais a faceta mais radical dos discursos presidenciais.

O sargento licenciado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) Max Guilherme Machado e o tenente do Exército Mosart Aragão têm como alvos preferenciais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, a imprensa e parlamentares adversários — incluindo senadores atuantes na comissão que apura a conduta do governo na pandemia. A defesa do voto impresso também faz parte da rotina de postagens nas redes.

No último fim de semana, Machado, em tom de deboche, publicou uma sequência de imagens na qual a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), machucada e com curativos — há uma investigação em curso para apurar se ela foi agredida —, transforma-se na ex-presidente Dilma Rousseff.

Em outra postagem, faz ataques a Lula, afirmando que se comunica com uma “turma de imbecis”.

Aragão, o outro fiel escudeiro, segue o receituário da ala mais radical, com defesa veemente do voto impresso. Em publicação recente, ironizou um pedido de impeachment levado à Câmara por lideranças suprapartidárias.

Os posicionamentos também têm caráter eleitoral: como O GLOBO revelou em março, a dupla vem sendo estimulada por Bolsonaro a disputar as eleições em 2022. Uma possibilidade para Machado é concorrer a deputado federal pelo Rio. Ele é figura frequente nos passeios de moto de Bolsonaro. Na semana passada, quando circularam por Brasília, publicou um vídeo em que aparece conversando com o ministro Luiz Eduardo Ramos (então na Casa Civil, hoje na Secretaria-Geral da Presidência) — o general o chama de “Max Caveira”.

Além dos assessores, o presidente tem defendido que outros nomes de seu entorno disputem as eleições, como os ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

Na semana passada, ele acrescentou a possibilidade de lançar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a governador da Paraíba.

— Se eu for bem, eles irão bem. No caso do Queiroga, depende dele — disse o presidente em entrevista à Rede Nordeste de Rádio, citando ainda a hipótese de o titular do Turismo, Gilson Machado, concorrer ao Senado.

O GLOBO procurou o Palácio do Planalto com questionamentos sobre as postagens de Machado e Aragão nas redes sociais, mas não obteve resposta.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf