Câmara apoiará TSE contra Bolsoanro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de abrir inquérito administrativo para apurar os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao processo eletrônico de votação e pedir que ele seja incluído no inquérito das fake news, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu apoio de deputados federais de diferentes partidos.

Vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM) apoia a adoção de medidas enérgicas contra as ameaças do presidente à democracia. “Espero que inspire o Parlamento”, disse ele à coluna. “Pouca gente se atenta, mas quando Bolsonaro fala em não ter eleição, está contido fechar a Câmara dia 1º de fevereiro de 2023, quando acabam os nossos mandatos”.

Para a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o TSE reagiu corretamente à ofensiva de Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro e contra a democracia. “Depois dessa iniciativa, fica ainda mais insustentável a recusa do presidente da Câmara em processar os pedidos de impeachment pelos inúmeros crimes de responsabilidade”, acredita a deputada. “Cada dia a mais com Bolsonaro é um dia a mais de destruição do país e sofrimento para o povo”.

Ex-presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ) avalia que até demorou essa iniciativa mais dura. “Enfim, um recado contundente. Sinal claro que a paciência acabou”, comentou Maia.

Fabio Trad (PSD-MS) destaca também o recado passado pelo presidente do TSE, Luis Roberto Barroso. “O discurso de Barroso contra o caráter golpista que permeia todas as condutas antidemocráticas protagonizadas por Bolsonaro precisa ser ouvido, sentido e praticado por quem está fornecendo oxigênio político ao governo: CENTRÃO!”, escreveu ele em suas redes sociais.

Como era esperado, somente os deputados ligados à base do governo fizeram objeções às atitudes do TSE. O líder governista na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) foi um deles: “A Justiça é poder moderador, não pode ser reativa. A Justiça não ganha nem perde uma causa ou um pleito. Ela apenas aplica uma regra estabelecida pela sociedade para haver um resultado justo. Não lhe cabe escolher a regra, gostar ou não dela. Apenas cegamente aplicá-la”.

Relator da PEC do Voto Impresso, o deputado Filipe Barros (PSL-PR) criticou no Twitter a decisão do TSE. “Judiciário ter posição sobre instrumentos a serem utilizados no processo eleitoral e agir politicamente para que sua opinião prevaleça, além de estanho, é antidemocrático”, tuitou.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf