Ciro Nogueira está sendo julgado pelo… STF!
Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República/Divulgação
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, pretende garantir ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não descumprirá os preceitos da Constituição Federal.
Na próxima quarta-feira (18), após a sessão da Suprema Corte, o presidente nacional do PP tem um encontro com o magistrado. A reunião reservada foi marcada na semana passada, em meio a uma piora na relação entre Executivo e Judiciário.
Segundo relatos de dois aliados do líder do Centrão, o ministro deve diferenciar no encontro a retórica política do presidente da agenda do governo federal e salientar a importância de uma relação harmônica entre Executivo e Judiciário.
Neste final de semana, Bolsonaro anunciou que vai pedir ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), abertura de processo contra os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
A tendência, segundo aliados de Pacheco, é de que o parlamentar não leve adiante nenhum dos pedidos. Por isso, lideranças do centrão têm tentado convencer Bolsonaro a desistir da iniciativa.
A ideia do encontro da próxima quarta-feira é que o senador se apresente de maneira formal como ministro da Casa Civil e como novo interlocutor do Palácio do Planalto com a Suprema Corte.
Apesar da ofensiva de Ciro, a aproximação é vista com ceticismo por ministros da Suprema Corte. Na avaliação deles, apenas uma mudança de postura de Bolsonaro, o que é avaliado como improvável, poderá reestabelecer o diálogo entre Executivo e Judiciário.
Nas palavras de um integrante da Suprema Corte, o clima hoje no STF é de impaciência com as críticas de Bolsonaro e a aposta é de que a relação siga turbulenta até a eleição de 2022, já que a avaliação é de que o presidente não abandonará tão cedo a retórica de desconfiança em relação às urnas eletrônicas.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf