Coronel bolsonarista da PM de SP é afastado após insultar Doria
Foto: Diego Gama/Câmara Municipal de Sorocaba (3/8/2020)
O chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), coronel Aleksander Lacerda, foi afastado de suas funções depois de convidar “amigos” para a manifestação bolsonarista do dia 7 de setembro em Brasília.
Ele foi chamado pelo comando-geral da PM para “prestar esclarecimentos”.
” A Corregedoria da instituição, que é legalista e tem o dever e a missão de defender a Constituição e os valores democráticos do País nela expressos, analisa as manifestações recentes do oficial”, diz a instituição em nota.
Convocada inicialmente pelo cantor Sérgio Reis com apoio de produtores de soja, ela foi classificada pela Procuradoria-Geral da República como “tentativa de levante” já que eles anunciavam que invadiriam e “quebrariam” o Supremo Tribunal Federal caso ministros da Corte não fossem afastados.
O coronel da PM paulista não se limitou a fazer a convocação para os atos. Ele também disse em rede social que o governador João Doria é uma “cepa indiana”, chamou o presidente do Senado (DEM-MG) de “covarde” e o deputado Rodrigo Maia, recém-nomeado secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Estado, de beneficiário de um esquema “mafioso”.
O coronel Lacerda tinha sob suas ordens 7 batalhões da PM paulista, cuja tropa de cerca de 5.000 homens é desdobrada em 78 municípios da região de Sorocaba, sede do CPI-7.
As manifestações foram reveladas pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Os atos do coronel foram, até agora, os mais explícitos da contaminação do bolsonarismo na PM paulista. Lacerda é comandante da ativa e não poderia se manifestar sobre política, ao contrário de homens da reserva, que podem participar de manifestações.
A influência do bolsonarismo nas polícias militares é tema constante e motivo de temor de autoridades, que temem pela indisciplina nos quartéis.
Bolsonaro vem cortejando as forças policiais lançando inclusive um programa de financiamento da casa própria voltado exclusivamente para eles.
O temor é de que ele tente o apoio das PMs para forçar uma ruptura constitucional que, se não for vitoriosa, no mínimo causará conturbação e violência no país.
Um motim exigiria intervenção das Forças Armadas, hoje divididas em relação a seu papel no governo de Bolsonaro.
Leia a íntegra da nota da PM:
” A Polícia Militar do Estado de São Paulo informa que o coronel Aleksander Toaldo Lacerda foi afastado das suas funções à frente do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7). A Corregedoria da instituição, que é legalista e tem o dever e a missão de defender a Constituição e os valores democráticos do País nela expressos, analisa as manifestações recentes do oficial, que foi convocado ao Comando Geral para prestar esclarecimentos.”
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf