Doria anuncia processo contra ministério da Saúde
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje que o Ministério da Saúde tomou uma ‘medida arbitrária’ e que ‘reagirá na forma da lei’, acionando a Justiça para receber mais vacinas da Pfizer.
Ontem, o governo paulista acusou o Ministério da Saúde de enviar apenas 50% do lote do imunizante que estava programado para o estado, o que equivale a 228 mil doses. A pasta rebateu, dizendo que compensou o excesso de doses.
“Nós vamos reagir na forma da lei para evitar que brasileiros de São Paulo, paulistas e aqueles que vivem no estado sejam prejudicados por uma medida arbitrária sem nenhum fundamento do Ministério da Saúde”, disse Doria na manhã de hoje, durante o recebimento de insumos para a produção de CoronaVac no aeroporto de Guarulhos.
As medidas judiciais tomadas serão explicadas em entrevista na tarde de hoje no Palácio dos Bandeirantes com a procuradora-geral do Estado, Lia Porto, e o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Em entrevista ontem, representantes do Ministério da Saúde disseram que, como o Instituto Butantan, que produz a CoronaVac, fica em São Paulo, o governo do estado pode retirar diretamente as doses de vacinas. Eles informaram, porém, que em duas ocasiões anteriores, São Paulo retirou, somadas, 151 mil doses a mais do que o previsto.
De acordo com eles, essa diferença pode ter acontecido por uma falha de comunicação e é por isso que desta vez está havendo uma compensação na entrega de doses ao estado.
Em nota, o governo paulista rebateu as alegações e afirmou que é “mentirosa” a afirmação de que o estado ficou com mais doses de CoronaVac.
Doria disse que a redução alegada no envio de vacinas Pfizer pode comprometer a programação do estado de imunização. “Coibir, limitar e reter vacinas é contribuir para o aumento do pesadelo que esta pandemia vem vitimando milhões de brasileiros e privar a oportunidade de imunização daqueles que já tomaram a 1ª dose da Pfizer de tomar a 2ª dose desta vacina”, disse.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf