Bolsonaro ameaça o país com ato institucional

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

Após ser incluído pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito das fake news, o presidente Jair Bolsonaro reagiu ameaçando agir fora “das quatro linhas” da Constituição Federal. A declaração foi dada em entrevista à rádio Jovem Pan na última quarta-feira (4).

“Sou presidente 24 horas por dia. O meu jogo é dentro das quatro linhas, mas se sair das quatro linhas, sou obrigado a sair das quatro linhas”, afirmou o presidente.

Bolsonaro disse que o inquérito é ilegal, uma vez que “não há embasamento jurídico”. Segundo ele, o procedimento deveria ter começado pelo Ministério Público. Ainda na entrevista, afirmou que não será “intimidado” pelo inquérito.

A decisão do Supremo ocorreu depois do envio de uma notícia-crime feita pelo o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, que relatava as declarações acusatórias sobre a lisura das urnas eletrônicas de Bolsonaro em uma live, na semana passada. Na ocasião, o presidente alegou que havia fraude nas eleições, mas admitiu que “não tinha provas” disso. Reinteradas vezes, Bolsonaro tem afirmado que não haverá eleições no Brasil em 2022 caso não seja instituído o voto impresso.

O presidente será investigado no Supremo pelos crimes de disseminação de informações falsas e ataques contra as instituições. O desfecho deste inquérito pode tornar Bolsonaro inelegível.

Nesta quinta-feira (5), logo pela manhã, o presidente publicou em sua rede social uma mensagem sobre a decisão judicial de 2016 feita pelo ministro Luís Roberto Barroso de conceder perdão de pena a José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, no processo do mensalão.

 

Na época, Barroso atendeu ao pedido da defesa de Dirceu e seguiu parecer favorável à extinção da pena, enviado ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Apesar do perdão concedido em 2016, Zé Dirceu permaneceu preso em Curitiba até 2018.

A publicação do presidente foi mais um dos ataques ao presidente do TSE após a decisão de abertura por unanimidade, de um inquérito administrativo sobre ataques à legitimidade das eleições, em uma estatégia de personalizar as ofensas. Bolsonaro já afirmou que caso a sua vontade não prevaleça e o processo de votação não mude, as eleições de 2022 podem não ocorrer.

Congresso em Foco 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf