Empresário narrou momento em que foi atingido em Araçatuba

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O empresário Renato Bortolucci, de 38 anos, morto enquanto filmava a ação de bandidos durante assalto em Araçatuba, enviou um áudio por aplicativo de conversas no qual revelou ter sido atingido por um disparo. A informação foi dada primeiro pelo Metrópoles e confirmada pelo GLOBO, que também teve acesso a mensagens encaminhadas pelo empresário, dono de um posto na cidade. A Polícia Federal assumiu as investigações do caso, segundo informou o órgão nesta terça-feira.

— Nossa, fui atingido, mano. Nossa senhora, meu Deus! Ai — disse Bortolucci no aúdio compartilhado por amigos.

A suspeita é de que Bortolucci tenha sido atingido por um tiro de fuzil na cabeça enquanto realizava as filmagens na madrugada desta segunda-feira. Ainda não se sabe se ele foi surpreendido por um dos criminosos ou alvejado por uma bala perdida, já que estava na linha de tiro, segundo uma fonte policial.

Em vídeo obtido pelo GLOBO, o empresário, escondido atrás de um carro, grava o momento em que criminosos efetuam disparos. Nas imagens, é possível escutá-lo falando: “Pera aí, é o Renatinho, vou trocar uma ideia com vocês aí”. Em seguida, diante do barulho de tiros, emenda: “Não deu muito certo, não. O cara não gostou, não. Falei que ia trocar uma ideia com ele. Também quero uma fatia, filho”.

Bortolucci também enviou outros áudios em que parece debochar da situação. Ele teria estacionado seu carro, um Hyundai Creta, no centro da cidade para acompanhar os desdobramentos do assalto, que envolveu cerca de 20 criminosos fortemente armados. Seu corpo inclusive foi encontrado no veículo, parado sobre uma calçada.

— Rapaz, o tiroteio aqui no centro está louco, mano. Está louco, louco, louco, rapaz. Você não está ligado — grita em um dos áudios. Em outros dois é possível ouvir o som dos tiros e de dispositivos de seu carro. — Ninguém encosta, moleque — diz.

A Prefeitura de Araçatuba confirmou que, além de Bortolucci, o personal trainer Márcio Victor Possa da Silva, de 34 anos, está entre as vítimas. A terceira pessoa morta seria um dos criminosos, que não teve a identidade revelada. Ao menos outras cinco pessoas deram entrada em hospitais da cidade de cerca de 200 mil habitantes, localizada a 521 quilômetros da capital paulista.

Um rapaz que estava de bicicleta teve os pés amputados após ser atingido por um explosivo. Ele confundiu o artefato com um smartphone. De acordo com o Hospital Santa Casa, o quadro clínico de quatro dos feridos é estável e um já recebeu alta. Veja a atualização do boletim divulgado na manhã de hoje:

– Homem de 28 anos: Pós-cirúrgico em boa evolução. Quadro clinico estável.

– Homem de 31 anos: Já extubado e ainda em avaliações. Quadro clínico estável.

– Homem de 38 anos: Pós cirúrgico em boa evolução. Quadro clínico estável.

– Homem de 25 anos: Pós cirúrgico em boa evolução. Quadro clínico estável.

Após o ataque às agências bancárias, por volta de 0h, a quadrilha de aproximadamente 20 integrantes abordou pedestres e motoristas e cercou bases policiais. Os criminosos também atearam fogo em veículos.

De acordo com a prefeitura, pelo menos duas agências tiveram seus caixas danificados por explosivos e outras agências foram alvo de disparos de arma de fogo. Também foram deixados explosivos em pelo menos 14 pontos da cidade, incluindo um caminhão carregado com substância química.

Imagens que circulam em redes sociais mostraram explosivos espalhados pelas ruas, criminosos atirando e a movimentação policial. Os bandidos usaram drones para monitorar a atuação das forças de segurança. Eles ainda fecharam alguns acessos à cidade, e algumas lojas foram danificadas.

Policiais militares que atuam na capital do estado estão em Araçatuba para apoiar nas buscas e no recolhimento dos explosivos. Agentes dos Batalhões de Ações Especiais da Polícia (BAEP) das regiões de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto também foram acionados.

A PF ficará com as apurações já que duas agências bancárias envolvidas, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, são instituições ligadas ao governo federal.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf