Furiosos, eleitores acham Bolsonaro pior que seu governo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Côrrea/PR/Divulgação

Má notícia para o governo: é crescente a insatisfação do eleitorado. E o aumento segue constante há oito meses seguidos.

Em outubro do ano passado, três em cada dez eleitores classificavam a administração como “ruim” ou “péssima”. Agora, mais da metade (54%) reprova — indica pesquisa XP/Ipespe divulgada ontem.

Boa notícia para o governo: na percepção coletiva, a gestão governamental é considerada menos ruim do que a maneira como presidente atua.

É muito maior (63%) a reprovação à maneira de Bolsonaro agir na Presidência da República. Ou seja, a desaprovação a ele ultrapassa em nove pontos percentuais a avaliação “ruim” ou “péssima” dada ao conjunto do governo.

É retrato traçado entre 11 e 14 de agosto, a partir de 1.000 entrevistas telefônicas em todo o país, com margem de erro de 3,2 pontos percentuais. Confirma a tendência predominante em sondagens anteriores da XP/Ipespe e, também, de outras empresas de pesquisa.

Nela está registrada uma mudança relevante na visão dos eleitores sobre os principais problemas. A aflição com a saúde lidera, e se reflete na responsabilização do presidente (59% de desaprovação) por falta de liderança do país na pandemia. Contrasta com a aprovação do desempenho dos prefeitos (55%) e governadores (43%).

No quadro das inquietações coletivas, ao lado da percepção sobre avanço na corrupção, agora também se destacam o desastre no sistema educacional, agravado na pandemia, e a volta do processo inflacionário.

O vigor da inflação corrói o orçamento da maioria pobre do eleitorado e sustenta há cinco meses a apreensão com o rumo da economia: 63% acham que o país está no “caminho errado”. Por coincidência, é a mesma dimensão da desaprovação à conduta do presidente (63%) e da rejeição à ideia de reeleição de Bolsonaro (61%).

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf