Governadores culpam Bolsonaro por crise federativa inédita
Foto: Dida Sampaio/Estadão
Há um ponto de consenso entre governadores do Nordeste ao Sul ouvidos pela Coluna em meio à pior relação entre os chefes de Executivo estaduais e federal desde a redemocratização: a culpa é do presidente.
Ontem, um grupo de 14 governadores assinou uma nota de apoio ao STF diante dos ataques de Bolsonaro e aliados à Corte. Não é a primeira vez que isso acontece diante de ameaças à democracia – e a tendência é que não seja a última.
“É a primeira vez que o Brasil tem da parte do poder central uma posição permanente antiestados e antimunicípios. É impensável, pois somos uma república federativa”, diz o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). “Quando se coloca a disputa de poder pelo poder em primeiro lugar, perde-se a noção do todo.”
Governadores da esquerda à centro-direita veem Bolsonaro acuado diante de um governo desacreditado, em que só restam ameaças de rupturas institucionais. “Não me parece que o problema demande repensar a estrutura federativa. Definitivamente é caso de repensar o presidente”, avalia Eduardo Leite (PSDB-RS).
“A crise federativa deriva do presidencialismo de confusão que Bolsonaro implantou no Brasil. Ele não trabalha. O governo dele é vazio. Então ele precisa de confusão para tentar dar um golpe e fazer prevalecer as suas esdrúxulas vontades”, diz Flávio Dino (PSB-MA).
A crise entre presidente e governadores vem escalando na pandemia após uma leitura equivocada de Bolsonaro sobre decisão do STF que deu aos Estados poder decidir sobre estratégias de contenção do vírus. Apesar de a decisão não eximir a União de responsabilidades, Bolsonaro diz que ficou de mãos atadas. E então partiu para o ataque à Corte e aos Estados.
“A mobilização da maioria dos governadores é em defesa da Constituição, da democracia e da liberdade”, afirma João Doria (PSDB-SP). “Qualquer flerte ou iniciativa de natureza autoritária do presidente da república, tem contestação das forças democráticas dos principais Estados brasileiros e da maioria dos governadores do país que não aceitam qualquer ameaça à democracia.”
Para o cientista político José Álvaro Moisés, o conflito entre governadores e presidente é preocupante. “A natureza do pacto federativo demanda um diálogo permanente entre autoridades. Isso não está acontecendo. Bolsonaro estabeleceu uma guerra e isso está fazendo muito mal ao Brasil.”
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf