Guedes delira de novo sobre seus “feitos”
Foto: Cristiano Mariz/VEJA
O ministro da Economia, Paulo Guedes, acabou de ter mais uma manhã de delírio nesta segunda-feira, 30. Para ele, no primeiro ano do governo Bolsonaro, o país deu aula ao mundo fazendo reformas necessárias enquanto, em outros países, o povo ia às ruas para evitá-las.
No segundo ano, segundo Guedes, o governo também mostrou, em meio à pandemia, que era possível evitar que a economia caísse tanto, e fizesse uma recuperação rápida, em V.
“Nós surpreendemos o mundo no primeiro ano fazendo reformas importantes e difíceis enquanto outros povos estavam indo às ruas contra as reformas. No segundo ano surpreendemos de novo, a democracia funcionou muito no sentido de que nós, na dimensão econômica, fomos um dos países que menos caímos e um dos que mais rápido se levantaram com o impacto da Covid-19″, afirmou Guedes.
A reforma que ele fala é a da Previdência, deixada pelo ex-presidente Michel Temer já pronta e que acabou aprovada principalmente pelo esforço de Rodrigo Maia, então presidente da Câmara. O presidente só entrou mesmo na briga no fim, e para pedir aumento para os policiais.
Enquanto isso, o país testemunha uma agenda de reformas que não avança muito ou que tem propostas muito ruins, a inflação em alta, o desemprego em nível alto demais e uma recuperação econômica da queda do ano passado, mas com previsão de crescimento pífio no ano que vem. Muitos bancos falam em 1,5%.
Também hoje, o ministro afirmou, por exemplo, que o país criou 1 milhão e 800 mil empregos no mercado formal. Guedes pega apenas o dado do Ministério da Economia, o Caged, que o favorece. Mas o dado do IBGE, que mostra os 14 milhões de desempregados ele ignora ou ataca o instituto de pesquisas.
Mas o pior mesmo é ver Paulo Guedes afirmando que o governo do qual ele faz parte é bastante democrático. O ministro parece não ver as declarações do próprio chefe dia após dia. Jair Bolsonaro passa o tempo todo atacando a democracia brasileira. E Guedes flutua no seu mundo paralelo.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf