Lula e PSB confirmam aliança para 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O giro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por seis Estados do Nordeste começou por Pernambuco, onde o petista teve uma série de encontros nos últimos dois dias, no movimento de atrair e consolidar o apoio do PSB para a aliança de sua candidatura ao Planalto.

No domingo, Lula jantou com o governador Paulo Câmara – que tentará emplacar o sucessor no cargo em 2022 – e o prefeito do Recife, João Campos, que se elegeu no ano passado depois de enfrentar uma disputa muito acirrada contra a petista e deputada federal Marilia Arraes, sua prima. Com as feridas da campanha, Campos vinha demonstrando ser refratário à aliança com o PT, mas se fotografou, sorridente, com Lula e o governador, depois do jantar no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. A viagem de Lula na região continua hoje pelo Piauí e vai até o dia 26 deste mês.

Ausente do encontro, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou ao Valor que ainda haveria “resistência aqui e ali” no partido em relação à aliança nacional com o PT e que o PSB só decidirá oficialmente o assunto no ano que vem, até abril, quando a legenda organizará seu congresso nacional.

A sigla esboçava se alinhar à candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) mas se reposicionou com a volta de Lula ao jogo eleitoral em 2022 e procura barganhar contrapartidas com o PT, em troca do apoio nacional. Siqueira lembra que além do apoio ao candidato a governador em Pernambuco – o pré-candidato é o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio – o PSB espera contar com a ajuda do PT em outros três Estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo., “Tanto eles precisam do nosso apoio assim como nós vamos precisar em alguns Estados também. É natural essa relação de apoio recíproco”, disse Siqueira.

Além do apoio direto, o PSB reivindica um maior engajamento do PT na atração de aliados, como é o caso do Rio de Janeiro, onde o pré-candidato da legenda é o deputado federal Marcelo Freixo. Um dirigente da sigla reconhece que a agremiação não levará “o pacote inteiro de Estados” mas que o PT precisa atender a “uma cesta de pedidos” além de Pernambuco, que é o QG e a joia da coroa do PSB.

Entre essas demandas está o trabalho de buscar a adesão do PSD e do grupo político do prefeito do Rio Eduardo Paes. Para esse pessebista, Paes não está aderindo à candidatura de Freixo. “Não sinto dúvida, sinto resistência”, diz. O prefeito tem seu próprio pré-candidato à disputa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Siqueira também menciona o Rio como uma das peças na negociação com o PT, que em sua opinião deveria “levar o PSD, o Eduardo Paes, a apoiar o Freixo”. O presidente nacional do PSB diz que as conversas com Paes “estão embrionárias, mas precisam ser aprofundadas”. “Inclusive precisam ser ajudadas, se o PT vai querer apoio [do PSB] precisa ajudar nisso porque isso é muito importante. Porque ele [PT] existe lá [no Rio] e as relações entre eles e o Eduardo Paes, pelo que sei, são boas. Se juntar com o PSD lá, com Eduardo Paes, aí tem outra dimensão a candidatura [Freixo]. Ganha uma dimensão mais favorável”, afirma Siqueira.

Freixo saiu do Psol, onde era a principal estrela do partido no Rio, e filiou-se ao PSB sob as bênçãos de Lula e de olho num movimento para o centro em que pudesse atrair o grupo do prefeito da capital. No Rio, porém, a prioridade do PT é a candidatura presidencial de Lula e também os votos da centro-direita representada por Eduardo Paes.

Líder do PT fluminense, o ex-prefeito de Maricá Washington Quaquá, também vice-presidente nacional da legenda, afirma que o partido não tem posição ainda e que na conversa com Freixo, desde o início, “uma das questões colocadas” era a necessidade de o deputado ampliar sua aliança para além da esquerda.

Se o parlamentar não conseguir o apoio de Paes, uma das saídas, afirma Quaquá, é a de Lula ter mais de um palanque estadual, para agregar os votos de Freixo, Santa Cruz e, eventualmente, o do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), um ex-petista. “O projeto do PT é isolar ao máximo e derrotar o Bolsonaro”, diz o petista.

Questionado sobre o risco de o PSB não apoiar o PT nacionalmente, prejudicando Lula, o dirigente rebate. “Se eles não nos apoiarem, também não vamos apoiá-los em lugar nenhum”, afirma.

Em São Paulo, a aproximação é mais complicada porque os petistas já têm como pré-candidato o ex-prefeito da capital do Estado Fernando Haddad. O PSB sugere uma aliança com o ex-governador Márcio França (PSB) que também pode ser vice numa chapa com o ex-governador Geraldo Alckmin, que está de saída do PSDB para o PSD.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf