Maioria do PSOL quer caminhar com Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles e Divulgação/Câmara dos Deputados

O PSol concluirá neste final de semana a eleição dos delegados que determinarão em 26 de setembro se o partido apoiará a candidatura de Lula em 2022, se tentará lançar um candidato próprio ou se vai tomar essa decisão no ano que vem. No momento, o grupo que defende o apoio ao PT, liderado por Guilherme Boulos, soma 51,32% dos votos. Já os psolistas contrários à aliança, e que são encabeçados por Glauber Braga, receberam 47,85% dos votos. Alas independentes estão com 0,84%.

Restam filiados de pouco mais de 200 cidades para votar neste final de semana, entre elas Belém, Rio de Janeiro e Macapá. Os delegados terão de formalizar um posicionamento na convenção do PSol, em setembro. Mas, segundo integrantes da oposição ao lulismo, o grupo de Boulos terá de obter uma vitória esmagadora nas capitais e em outros redutos importantes para ampliar a diferença de votos a ponto de definir a situação.

Isso porque há outra convenção eleitoral prevista para ocorrer em 2022. Até lá, a esperança do grupo de oposição é que três correntes abandonem o grupo de Boulos caso Lula se lance candidato com o apoio de partidos de centro-direita e de direita.

As correntes em questão são a Resistência, liderada pelo historiador Valério Arcary; a Insurgência, chefiada pela deputada estadual Dani Monteiro, do Rio de Janeiro, e que é próxima ao vereador carioca Tarcísio Motta; e a Subverta, encabeçada pela deputada federal Talíria Perone, também do Rio.

Nenhuma tem peso significativo na balança interna do PSol, mas, juntas, poderiam reverter uma margem estreita e minar o apoio a Lula. Até agora, Glauber Braga é o único nome que se colocou à disposição para ser o pré-candidato do partido à Presidência da República.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf