Manifestantes bolsonaristas serão revistados em Brasília

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

O esquema de segurança durante as manifestações convocadas por bolsonaristas no feriado de 7 de Setembro em Brasília vai ter revista contra armas e o fechamento total da Praça dos Três Poderes. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo. Segundo ele, o acesso à Esplanada dos Ministérios, localidade onde os protestos devem se concentrar, será aberto apenas para pedestres. De acordo com o secretário, 13 grupos de direita já solicitaram autorização para realizar manifestações na área.

As manifestações previstas para o dia 7 de setembro foram convocadas por militantes favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro. No início do mês, o cantor e ex-deputado federal Sérgio Reis gravou um vídeo convocando paralisações de caminhoneiros e protestos em Brasília para pressionar o STF e o Legislativo. Bolsonaro já disse que irá discursar nos atos previstos para o feriado. Os protestos acontecerão em meio à escalada de tensão entre o presidente e o Judiciário.

No dia 20 de agosto, o presidente pediu o impeachment do ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, que conduz inquéritos das fake news, um dos que mais preocupa o presidente. No início de agosto, o ministro incluiu Bolsonaro como um dos investigados no caso.

Além dos pedidos de manifestações de grupos de direita, o secretário afirmou que três grupos de esquerda também pediram autorização para realizar protestos no dia 7. O governo do Distrito Federal está negociando com esses grupos para que as manifestações contra o governo Bolsonaro sejam realizadas em outra área da cidade para evitar o contato entre grupos antagônicos.

Júlio Danilo afirmou que as revistas serão necessárias para garantir a segurança dos manifestantes.

— O direito de manifestação permite que as pessoas possam se manifestar de forma conjunta desde que não estejam portando armas. Por isso a gente faz essa linha de revista. A intenção é que elas possam se manifestar de forma segura — afirmou.

Sobre a segurança dos prédios do STF e do Congresso, o secretário informou que os esquemas próprios, de cada Poder, vão atuar, mas que, se necessário, serão usadas forças policiais do Distrito Federal. O serviço de inteligência, segundo o Júlio Danilo, também estará atento se determinado prédio precisará de reforço ou não.

O secretário afirmou ainda que não haverá fiscalização quanto ao conteúdo de cartazes e faixas. A declaração foi em resposta a uma pergunta sobre que medida seria tomada diante do surgimento de conteúdos antidemocráticos ou agressivos a instituições e autoridades durante as manifetações.

— Será garantido que as pessoas possam se manifestar de forma segura e pacífica. É tênue essa linha do direito de se manifestar ou não. Será montada estrutura para que as pessoas possam se manifestar de forma não-violenta, de forma pacífica. Não está direcionado nesse sentido, quanto à temática a ser abordada ou não — disse o secretário.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf