Militares condenam chefe da aeronáutica por encontrar Gilmar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O almoço do comandante da Aeronáutica com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes nesta semana foi indigesto para boa parte dos integrantes das Forças Armadas. As críticas foram feitas tanto por membros de alta patente como em grupos de WhatsApp, em especial da Força Aérea Brasileira (FAB), comandada pelo brigadeiro Carlos Almeida Baptista Jr.

O fato mais lembrado pelos militares foi uma declaração dada pelo ministro em julho do ano passado. Na ocasião, Gilmar afirmou em uma live que o Exército estava se associando a um genocídio na pandemia, ao ocupar postos de comando no Ministério da Saúde. Naquele momento, o general Eduardo Pazuello estava à frente da pasta. Como reação, o Ministério da Defesa divulgou uma nota exaltando a ação das Forças no combate à Covid-19.

Integrantes da cúpula militar descreveram Gilmar como “persona non grata” pelas Forças Armadas e classificaram o gesto do brigadeiro Carlos Almeida Baptista Jr. de procurar o ministro como um “erro”. No encontro revelado pelo jornal “Folha de S. Paulo”, o comandante da Aeronáutica negou para Gilmar qualquer apoio a um golpe no país. A agenda acontece num momento em que a tensão entre o STF e o presidente Bolsonaro atinge o ápice.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf