Náo há provas de que Bolsonaro tenha mandado investigar propina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, afirmou que a suposta apuração solicitada por Jair Bolsonaro em março sobre o contrato da vacina Covaxin não foi registrada oficialmente nem teve duração conhecida. No mês passado, em meio a investigações da PGR e da CPI da Pandemia, o ministério cancelou o contrato da Covaxin.

O posicionamento de Queiroga foi enviado à coluna por meio da Lei de Acesso à Informação, em resposta a um recurso de segunda instância. Quando um ministério analisa um pedido de informação pela segunda vez, a decisão é assinada pelo ministro. O foro seguinte é a Controladoria-Geral da União (CGU).

“Diante da informalidade do procedimento, não há como se apontar uma data específica para o encerramento da apuração havida”, escreveu Queiroga, classificando a apuração de “preliminar e informal”. A coluna havia questionado o número da investigação; quando foi aberta; quando foi encerrada; e qual foi a conclusão. As perguntas seguem sem resposta.

No serviço público, a regra é que todos os atos sejam registrados, especialmente quando se trata de uma investigação interna, que envolve recursos públicos. Conhecido como princípio da formalidade, o expediente permite o controle externo e interno sobre medidas administrativas de autoridades e funcionários públicos.

O general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, afirmou à PGR, em junho, e à PF, em julho, que foi alertado de modo informal por Jair Bolsonaro em 22 de março sobre suspeitas de irregularidades na compra da vacina indiana. Dois dias antes, os irmãos Miranda haviam levado ao presidente denúncias de supostas pressões indevidas nesse processo.

Segundo os depoimentos de Pazuello, o coronel Elcio Franco, então número dois do Ministério da Saúde e hoje assessor especial do Planalto, foi o responsável pela investigação e não encontrou irregularidades. Um dia após o suposto início da apuração, Pazuello foi exonerado. Três dias depois, foi a vez de Franco deixar o ministério.

No fim de julho, o Ministério da Saúde cancelou o contrato da Covaxin, após alertas da CGU. Além das apurações feitas pela CPI e pelo MPF, a PF também investiga se Jair Bolsonaro prevaricou no caso ao não tomar providências sobre as denúncias dos Mirandas.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf