Novo chanceler está desfazendo o caos de Ernesto Araújo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Bolo de aniversário para embaixador argentino, contato com a oposição no Congresso e silêncio diante de polêmicas do presidente estão entre as estratégias citadas por diplomatas para reconhecer o esforço de Carlos França para recuperar a imagem da política externa brasileira após o caos provocado pelo furacão Ernesto Araújo. O Itamaraty, agora, se empenha em fazer o que o “olavismo”, associado ao ex-ministro, o impediu: política. França tem buscado diálogo inclusive com a China, alvo constante do “bolsonarismo”. A diplomacia ainda pulsa.

Claro, a política externa ainda está aquém da tradição do Itamaraty. Porém, neste momento, menos pode ser mais.

O silêncio de França após o encontro fora da agenda de Jair Bolsonaro com Beatrix von Storch, deputada alemã de partido investigado por propagar ideias neonazistas, é apontado como simbólico.

Ao não dar eco às polêmicas do presidente, como costumava fazer Ernesto, França achou uma forma de tentar blindar a diplomacia brasileira.

“A reconstrução é desafiadora porque um governo que representa ameaça às instituições faz com que sua credibilidade tenha que ser recuperada diante do mundo”, diz cientista político Rafael Cortez, da Tendências.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf