Paulistanos se aglomeram ineditamente no fim de semana

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jardiel Carvalho – 21.ago.2021/Folhapress

Parecia uma cidade livre da Covid. Calçadas com pessoas aglomeradas, bares abarrotados e muita gente circulando sem máscara marcaram o primeiro fim de semana em São Paulo sem as restrições de horário e público nos estabelecimentos.

Um dos principais points da boemia paulistana, a Vila Madalena, na zona oeste, estava com estabelecimentos lotados. Muita gente, a maioria jovens, circulava entre os bares o equipamento de proteção facial.

Na esquina das ruas Inácio Pereira da Rocha com a Mourato Coelho, uma multidão se aglomerava, quase toda sem máscara, desde o começo da noite de sábado (21) até a madrugada de domingo (22).

Ao acessar as ruas mais movimentadas do bairro, a imagem que se via era de ainda mais aglomeração. Dentro e fora dos bares, a clientela ignorava as normas básicas de segurança.

Até mesmo nos estacionamentos do bairro era comum ver manobristas, num entre e sai frenético de veículos, sem usar a máscara de proteção.

Na última terça-feira (17), o governo sacramentou o fim das restrições de ocupação e horário para comércios e serviços no estado de São Paulo depois de aproximadamente um ano e cinco meses. Distanciamento e uso de máscara continuam obrigatórios.

A liberação ocorreu antes que a maioria da população do estado estivesse imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19, o que gerou críticas por parte de especialistas.

“Não tomei ainda nenhuma dose da vacina, mas tomarei em breve”, disse o estudante Valmir Faria, 19, morador de Perdizes (zona oeste). Ele estava com um grupo de cinco amigos, todos na mesma faixa etária. Nenhum deles usava máscara. “Esqueci a minha no carro, mas a gente está de boa, vamos evitar ficar perto da muvucada”, disse.

Ele e os amigos transitavam naquela que é considerada a esquina mais badalada do bairro, entre as ruas Aspicuelta e Mourato Coelho.

Naquela hora, por volta das 23h30 de sábado (21), tantos os estabelecimentos quanto as calçadas estavam apinhados de gente.

Fiscais da prefeitura, muitos com a máscara no pescoço, outros tantos sem, circulavam pela Vila Madalena para coibir a ação de ambulantes. Questionados pela reportagem sobre as aglomerações e o vaivém de pessoas sem equipamento de proteção facial, informaram, sem se identificarem, que não caberia a eles reprimir ou orientar o público.

Passava da 1h e muitos bares continuavam de portas abertas. Na rua Wizard era difícil passar de carro por alguns pontos por causa da multidão.

Na região central, o quarteirão inteiro da Peixoto Gomide, entre a Augusta e a Frei Caneca, estava apinhado de frequentadores, abastecidos por ambulantes que ali circulavam livremente. Quase ninguém ali usava máscara.

Apesar de muitos bares aparentemente terem fechado as portas por volta da 1h, a venda de bebida seguia e, com ela, as aglomerações, principalmente na adjacência da rua Cesário Mota Júnior e na praça Roosevelt.

“Está quente demais, não aguentei ficar em casa”, disse a vendedora Sueli Costa, 43. “Desci para dar uma arejada na cabeça, mas estou voltando para casa. Fiquei assustada com a quantidade de pessoas. Está todo mundo andando por aí sem máscara. Por acaso a pandemia acabou?”

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf