PIB já sofre com crises interna e externa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bruno Menezes/VEJA.com

A semana começa com notícias não muito promissoras para o clima dos mercados. Depois de sucessivas semanas com o mercado aumentando as previsões para o PIB, o boletim Focus traz nesta segunda-feira uma ligeira queda nas expectativas. Na semana passada, a projeção era de que o PIB subisse 5,3% até o fim do ano e caiu para 5,28% nesta semana. Para 2022, diversas casas estão revendo para baixo suas projeções do PIB, na esteira do aumento da inflação e alta de juros. Mas o risco fiscal e político também estão influenciando a bolsa. O ministro da economia Paulo Guedes tem reforçado que sem a aprovação da PEC do Precatórios não terá como se manter no teto de gastos, por outro lado, economistas dizem que propor parcelar os pagamentos é uma forma de calote.

O dia hoje também pode ser afetado pelo clima de pessimismo do exterior. As bolsas mundiais registram perdas nesta manhã com os investidores atentos ao que acontece no Afeganistão, que foi tomado pelo grupo extremista Talibã. Além disso, a China divulgou dados de atividades mais fracos do que o esperado.

Nos fatos relevantes, o Grupo Ultra informou a venda da Oxiteno para o Indorama Ventures por 1,3 bilhão de dólares, quase 7 bilhões de reais. A Rede D’Or anunciou uma oferta pública para a compra da rede de diagnósticos Alliar em um negócio que pode girar 1,35 bilhão de reais.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf