Polícia do DF apreende lote de nova droga
Foto: Polícia Civil / Divulgação
Durante uma operação realizada nesta quinta-feira, a Polícia Civil do Distrito Federal realizou uma apreensão que chamou a atenção dos agentes: meio quilo de Pink Powder (pó rosa, em tradução livre), uma droga nova, com alto poder de mercado e consumida por usuários de alto poder aquisitivo. Um suspeito que venderia a substância, também conhecida como cocaína rosa, foi preso. É um homem de 54 anos que vinha sendo investigado desde junho deste ano por traficar drogas em larga escala em áreas nobres da capital da República, incluindo a Esplanada dos Ministérios, informou a corporação.
— Essa substância trata-se de uma droga sintética, de alto poder alucinógino e extremamente cara. É uma substância rara, sendo a primeira vez que a Coordenação de Repressão às Drogas da Polícia Civil apreende tal substância — disse o coordenador da Cord, delegado Rodgério Henrique Rezende Oliveira.
Segundo ele, o pó rosa é extremamente forte e causa ataques de pânico e de ansiedade. O delegado informou que a investigação continuará para apurar a origem da droga e verificar em qual local ela é produzida e, assim, evitar a entrada da substância no DF.
A ação da Cord, chamada de Sênior, ocorreu durante um monitoramento do suspeito. Após os policiais o flagrarem fazendo entregas, decidiram abordá-lo no Núcleo Bandeirante. No carro dele foram encontrados um revólver calibre 38 com munição, porções de cocaína que seriam vendidas e uma faca.
Num dos endereços do suspeito, uma residência de alto padrão em Arniqueiras, os agentes encontraram três quilos de cocaína, uma pistola calibre 380 importada, munição, R$ 19 mil, 70 euros, 33 dólares, mil pesos argentinos, relógios e jóias. O material estava num cofre. Na casa foi apreendido ainda um livro de contabilidade, máquina para pagamento com cartões, dois carros e uma motocicleta.
Os policiais encontraram também na residência um extrato com dezenas de transferências via PIX, numa movimentação ocorrida durante o mês de abril. Além do imóvel em Arniqueiras, o suspeito tem outra residência em Candangolândia.
Durante a investigação, os policiais identificaram viagens frequentes do suspeito para os Estados Unidos, que seria o local onde compraria o pó rosa. O preso foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, porte e posse ilegais de arma de fogo e porte de arma branca.
Também conhecida como Nexus, Vênus, Eros e Tucibi (2CB), o pó rosa é uma droga sintética que altera todos os sentidos dos usuários. Os efeitos estimulantes são baixos, mas os alucinógenos aparecem logo apos o consumo de altas doses.
A percepção de mundo dos consumidores é alterada com alucinaçoes visuais e alteração do pensamento. Em alguns casos, assim como o LSD, causa ataques de medo ou pânico.
A droga é produzida por meio de processos químicos, geralmente em laboratórios clandestinos. Ela teve origem nos Estados Unidos, na década de 70, e nos últimos anos o consumo da substância aumentou entre usuários de classe alta americana e de países europeus.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf