Por amores, venceremos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Há um certo maniqueísmo típico de momentos difíceis da história. A defesa de uma posição ideológica que acreditamos justa nem sempre é correspondida por uma boa estratégia que nos alivie a ponto de enxergar luz no fim do túnel. Alguns vão se desesperar muito e não ver saída à vista. A esses o comum é chamá-los de pessimistas.

Outros enxergam as dificuldades, mas não a ponto de entregar os pontos e assim mantém uma fé inabalável na vitória final. O comum é dizer sobre eles: otimistas.

Pessimistas no diagnóstico, otimistas na ação. A frase é atribuída a Antonio Gramsci, pensador marxista italiano.
Frei Betto, conhecido religioso militante dos movimentos sociais, prefere a frase: “Deixemos o pessimismo para dias melhores”.

Seja um, seja outro, o fato é que a subjetividade joga um papel importante em nossas análises e decisões. No contexto de uma pandemia, isso cobra um preço ainda maior.

Se me perguntam – e muitos me perguntam- o quê fazer?, sinceramente digo: não sei. Ou, bebendo em berço grego, só sei que nada sei; ou ainda, lacanianamente, tenho como todo mundo “um saber que não se sabe”.

Como enfrentar Bolsonaro? Como tirar dos ombros da nação esse pesado fardo, gerador de mortes e retrocessos civilizatórios? Boa pergunta. Devemos fazê-la todos os dias até que o cansaço dos pessimistas nos alcance ou que o otimismo da coragem nos projete rumo à vitória sobre o mal.

Não há cartilha que determine o caminho certo e seguro. A única indicação mensurável é não deixar de lado a dignidade e o espírito de luta. Sim, por que uma hora chegará em que a alegria, a solidariedade e os amores cruzarão as ruas em felizes e intermináveis abraços de almas.

Marco Piva é jornalista e apresentador do programa Brasil Latino na Rádio USP 93,7 e Rádio Brasil Atual 98,9.

Redação 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf