Quem é o bolsonarista arrependido que votará em Lula
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil; Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Superado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto para a corrida presidencial de 2022, o presidente Jair Bolsonaro vê uma fenda na base eleitoral que o elegeu alimentar diretamente o favoritismo do maior adversário. São os eleitores que votaram no capitão em 2018 e agora dizem que pretendem migrar exatamente para o palanque oposto, do petista.
Pesquisa do IPEC divulgada em junho mostra que 25% dos eleitores que optaram por Bolsonaro no segundo turno, há três anos, responderam que “com certeza” votariam em Lula para o Palácio do Planalto. Já de acordo com levantamento da consultoria Quaest, é de 18% o número de apoiadores arrependidos do presidente que querem a volta do ex-presidente.
Em detalhamentos feitos a pedido de VEJA, os institutos chegaram a um perfil semelhante do eleitor “Bolsolula”. Conforme o levantamento do IPEC, a maior parte do eleitorado que pretende trocar o capitão da reserva pelo ex-metalúrgico é formada por homens (53% entre os arrependidos rumo a Lula), os que estudaram até o Ensino Médio (36%), moradores do Sudeste (44%), católicos (50%) e com renda de até 1 salário mínimo (41%).
“Esse eleitor era originalmente de Lula, mas votou em Bolsonaro na eleição passada, uma vez que ele não pode concorrer, e agora ‘volta’ ao Lula. Eles têm lembranças de ‘bons tempos’ da Era Lula na economia”, diz Márcia Cavallari, diretora do IPEC.
Conforme a Quaest, entre aqueles que votaram no presidente e agora querem a volta do ex-mandatário, o perfil majoritário é de homens (62%), os que cursaram até o ensino fundamental (63%), residentes em estados do Sudeste (40%), católicos (66%) e com renda de até dois salários mínimos (65%).
Reportagem de VEJA publicada nesta sexta-feira, 12, mostra como a migração de votos de Bolsonaro diretamente a Lula também pode prejudicar o plano de contenção de danos do presidente no Nordeste, onde ele tem altos índices de rejeição e intenções de voto quatro vezes menores que o petista. Segundo o IPEC, são nordestinos 28% dos eleitores de Bolsonaro que “com certeza” votariam em Lula; de acordo com a Quaest, o número é de 27%.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf