Alcolumbre discute com Bolsonarista por sabatina de Mendonça
Foto: Cristiano Mariz
Os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protagonizaram uma troca de farpas na sessão desta quarta-feira na CCJ do Senado.
Vieira voltou a cobrar Alcolumbre, presidente da comissão, que paute a sabatina do ex-advogado-geral da União, André Mendonça, indicado há mais de dois meses pelo presidente Jair Bolsonaro a uma cadeira no STF.
Conforme o Radar mostrou no final de semana, a falta de um ministro no STF– Mendonça deve ocupar posto deixado por Marco Aurélio Mello, que se aposentou– sobrecarrega os demais integrantes da corte, atualmente com 10 membros.
Também como esta coluna mostrou, na terça o ministro do Supremo Ricardo Lewandowski pediu esclarecimentos a Alcolumbre sobre a demora para a sabatina. O magistrado é relator de um mandado de segurança sobre o assunto apresentado na quinta passada pelos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru (Podemos-SP).
Nesta quarta, Alcolumbre reagiu mal às reiteradas cobranças de Vieira. Ele disse que as atitudes do colega têm fundo eleitoral, já que ele é cotado como possível candidato a disputar a presidência da República no ano que vem.
“O senhor tem condição de apontar um único motivo republicano para não fazer o agendamento de uma sabatina, senhor Davi?”, questionou Vieira.
“Senador Alessandro, depois que vossa excelência se lançou candidato a presidente da República, vossa excelência começou com essas frases de efeito”, rebateu Alcolumbre.
O ex-presidente do Senado disse que sua paciência para ouvir cobranças deste tipo seria “ilimitada”. “Espero que a vergonha também seja”, disparou Vieira. “Vossa Excelência respeite um senador da República”, disse Alcolumbre.
Antes da chamada de Vieira, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), fez um apelo pela sabatina. “Vossa excelência poderia definir a data para a apreciação do ministro André Mendonça? Esse é o apelo que lhe faço”, disse o governista.
Alcolumbre encerrou a sessão e não marcou ainda a data para que a sabatina entre na pauta da comissão.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf