Bolsonaro admite que vai perder eleição

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro não acredita na viabilidade de uma “terceira via” nas eleições de 2022, está convicto de que irá para o segundo turno com o ex-presidente Lula e considera que terá 30% dos votos nessa fase, mas teme ser derrotado ao final sobretudo pelo efeito eleitoral decorrente do que ele vem chamando de “inflação dos pobres”. A informação é de um assessor do primeiro escalão próximo do presidente.

Segundo esse assessor, a escalada de preços de produtos básicos (como arroz, carne e botijão de gás) ameaça criar um “desequilíbrio de competitividade” entre Bolsonaro e Lula — o petista, segundo o último Datafolha, tem a preferência de 57% dos brasileiros com renda familiar até dois salários mínimos.

Diante disso, afirma o assessor, o presidente sabe que só conseguirá superar a desvantagem em relação ao seu provável concorrente mediante a execução de programas de assistência vultosos, como um Auxílio Brasil vitaminado e a distribuição de vouchers para compra de gás de cozinha, que Bolsonaro já disse estar em estudo e chamou de “vale-gás”.

O problema é que a perspectiva de maior alta da inflação tem diminuído o espaço fiscal do governo para o aumento de gastos em 2022. A folga orçamentária projetada por esse espaço adicional no teto de gastos, que já chegou a 40 bilhões de reais, está hoje em torno de 15 a 20 bilhões de reais apenas.

Nos cálculos do governo, seriam necessários mais 40 bilhões de reais para colocar em pé os programas assistenciais desejados — o que indica, nas palavras do assessor, que, nesse contexto, a manutenção do teto de gastos “é inexequível”. Para o assessor presidencial, o mercado investidor já está ciente disso e apenas “calcula qual será o custo acima do teto” a ser despendido pelo governo.

Um ex-integrante da equipe econômica e conhecedor do mercado concorda apenas em parte com a afirmação de que os investidores já absorveram a ideia da quebra do teto de gastos: “Hoje, os preços dos ativos estão, sim, refletindo esse receio”, afirma.

Mas, além de existir uma esperança de que isso não ocorra, a reação diante de um estouro do teto dependerá não apenas do valor a ser ultrapassado pelo governo, mas do que motivará essa ultrapassagem: “Se houver uma quebra de 10 a 15 bi, com, por exemplo, a saída das sentenças judiciais e precatórios do teto, talvez o mercado aceite porque reconhece que o aumento das despesas judiciais e precatórios foi excessiva”, afirma o economista.

“Mas o mercado não aceitaria uma quebra fora do teto para turbinar programas assistenciais, corrigir salário de servidor público e aumentar o investimento. Se isso acontecer será o caos”.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf