Bolsonaro é único presidente a ter medidas provisórias devolvidas
Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS
Com a devolução da medida provisória (MP) que dificultava a atuação das redes sociais contra fake news nas suas plataformas, o presidente Jair Bolsonaro se tornou o primeiro presidente desde a redemocratização a ter duas MPs devolvidas pelo Congresso Nacional. Adepto desse tipo de medida, que entra em vigor antes de ser analisada pelo Congresso, segundo um levantamento pelo GLOBO, o presidente também é o que envia medidas do tipo com mais frequência desde o governo Lula.
Até agora, em seu mandato, Bolsonaro já publicou 201 medidas provisórias em dois anos e meio. O número é quase o mesmo que a ex-presidente Dilma Rousseff publicou em todo o período em que ocupou a presidência: cinco anos e meio.
Entre 2003 e 2010, o ex-presidente Lula enviou 419 medidas provisórias ao Congresso, segundo levantamento feito pelo GLOBO, mais do que Bolsonaro — mas com uma frequência menor — cerca de uma vez a cada sete dias. Michel Temer, que ocupou o cargo entre maio de 2016 e dezembro de 2019, também enviava com frequência parecida.
Com base nas informações dos sites do Senado Federal e da Câmara, Bolsonaro envia, em média, uma medida provisória a cada cinco dias desde que assumiu. A diferença em relação a outros governos acontece sobretudo por causa do ano passado, quando o governo encaminhou 108 MPs.
Uma delas também foi devolvida: na ocasião, o então presidente do Senado, Davi Alcolumbre, devolveu à Presidência uma norma proposta pelo governo que permitia a nomeação de reitores de universidades públicas sem uma consulta prévia a cada unidade. Normalmente, a escolha dos reitores ou reitoras é feita por meio de uma lista com três possibilidades enviadas ao Ministério da Educação após eleição interna.
Na ocasião, Alcolumbre considerou que a medida era inconstitucional.
Previstas na Constituição, as medidas provisórias são um tipo específico de legislação reservada para usar em casos relevantes e urgentes.
Logo após publicadas pela Presidência, as medidas provisórias já têm força de lei, sem necessidade de aprovação prévia do Congresso Nacional. A MP perde eficácia caso não seja apreciada pelo Parlamento em, no máximo, 120 dias.
A devolução, porém, costuma ser rara: em apenas cinco oportunidades isso ocorreu, uma vez no governo Sarney, uma vez no governo Lula, uma vez no governo Dilma e duas vezes no governo Bolsonaro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf