Bolsonaro já cogita rifar Mendonça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sa/AFP

Senadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) esperam que André Mendonça desista de sua candidatura ao STF. O motivo seria evitar um desgaste ainda maior do presidente Jair Bolsonaro em caso de uma rejeição do ex-advogado-geral da União (AGU) em votação no Senado Federal, fato inédito desde o governo Floriano Peixoto (1891-1894). A informação é da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

O nome de Mendonça está longe de ser unanimidade entre os senadores. Segundo especialistas em ciência política, Bolsonaro adotou uma estratégia política equivocada ao explicitar os critérios para sua indicação no episódio do “terrivelmente evangélico”. Além disso, os ataques à Suprema Corte tornaram o terreno ainda mais infértil.

“Bolsonaro instrumentalizou muito a indicação do Mendonça para articular com a bancada evangélica, mas demonstrou muita inabilidade política desde então. Não houve na história recente uma sabatina que tenha se arrastado tanto”. Hoje, ele (Mendonça) só não está ministro por conta da estratégia política do presidente”, explica o cientista político André Rosa.

Ele diz ainda que a boa relação do mandatário com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP), faz com que o senador tenha receio de pautar a sabatina e de que Mendonça saia derrotado.

Segundo especialistas e interlocutores do Congresso, Jair Bolsonaro vive uma espécie de dependência do setor evangélico da sociedade, seja no eleitorado, seja no Congresso Nacional. Sua base aliada na Câmara é baseada em deputados que fazem parte da bancada evangélica. Por conta desses fatores, uma nova indicação, sobrepondo a do ex-AGU, poderia desgastá-lo.

Indicado no dia 13 de julho ao STF, um dia após a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, Mendonça segue aguardando data para sua sabatina. Apesar da demora e do clima de insegurança em relação a sua aprovação, não dá sinais de que vai desistir. Ele chegou a fazer, recentemente, uma espécie de campanha dentro do Senado, passando de gabinete em gabinete para convencer os senadores a pautar a sabatina e aprovar sua indicação.

Correio Braziliense  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf