Bolsonaro vai à ONU sem se vacinar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: BRAZILIAN PRESIDENCY

O presidente Jair Bolsonaro já confirmou que vai participar presencialmente da Assembleia Geral da ONU, na semana que vem, em Nova York (EUA). Apesar disso, segundo auxiliares próximos do presidente, não há intenção de ele mudar sua postura em relação a se vacinar contra a covid-19.

Bolsonaro ainda quer “ser o último brasileiro a se vacinar”.

Ministros afirmam que, apesar de para cidadãos comuns existir restrições de viagens internacionais para indivíduos não vacinados, no caso da comitiva presidencial as regras são outras.

Em missões oficiais, segundo fontes do governo, somente é exigido um exame de PCR três dias antes da viagem. Justamente por essa “regalia” que o presidente deve continuar sem se vacinar.

Há pelo menos um comportamento de Bolsonaro que terá que mudar: ele será obrigado a usar máscara.

A expectativa da ONU é de que pelo menos 80 líderes mundiais estejam em Nova York e algumas regras foram estabelecidas pela entidade como o “uso obrigatório de máscara para todos os participantes”. Além disso, haverá restrições de acesso a sede da ONU e “vacinação exigida para todos funcionários da ONU”.

Apesar das restrições, a ONU diz que o objetivo de atrair líderes presencialmente é o de reestabelecer a diplomacia corpo a corpo. Além do Brasil, líderes de países como Itália, Canadá, México, Índia, Paquistão, entre outros, estarão presentes.

Conforme mostrou o UOL, o Brasil foi sondado pelo presidente americano Joe Biden para fazer parte de uma cúpula que a Casa Branca pretende organizar para a próxima semana, com o objetivo de coordenar posições sobre a pandemia e sobre a vacinação.

O objetivo de Biden é aproveitar justamente a Assembleia Geral da ONU para fechar de uma maneira paralela um compromisso global de governos para que haja uma maior distribuição de vacinas e um aumento de produção.

O scave (comitiva preliminar) do presidente brasileiro já está em Nova York para preparar as atividades de Bolsonaro nos Estados Unidos.

Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, no entanto, a agenda ainda está sendo preparada e ainda não há a confirmação de Bolsonaro na cúpula organizada por Biden.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf