Chefão militar americano insinua e critica politização dos militares brasileiros
Foto: Fábio Rossi / Agência O Globo
Em visita ao Brasil na sua última viagem internacional antes de deixar o posto e se aposentar, o chefe do Comando Militar do Sul dos Estados Unidos, o almirante Craig Faller, disse que o papel das Forças Armadas é “apolítico”. A declaração foi dada em conversa com a imprensa ao ser perguntado sobre qual deve ser a posição dos militares diante do discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que as Forças Armadas estão sempre do seu lado.
Sem fazer referência direta a Bolsonaro, apesar de ter sido essa a pergunta, o almirante afirmou que a função dos militares é garantir o cumprimento da constituição e respeitar o estado democrático de direito.
— Um dos motivos porquê fiquei tanto tempo nas Forças Armadas é porque somos apolíticos. Fizemos um juramento de defender a Constituição e quando encontrei com os militares brasileiros nesses últimos três anos acredito que eles compartilham da mesma visão —disse, acrescentando: — O propósito das Forças Armadas é garantir a Constituição. É para isso que fazemos o juramento. Nos Estados Unidos temos essa crença. Não é um juramento para algum líder. Nas minhas observações vi que as Forças Armadas aqui seguem os mesmos princípios.
O almirante ressalvou que não veio ao Brasil falar de política com o governo. Sua missão aqui foi para reforçar os laços de cooperação militar nas áreas de educação e treinamento. Faller respondeu à indagação sobre se militares devem participar de atos políticos.
— Acho que fui bem claro no meu comentário anterior. Estou nas Forças Armadas por mais de 30 anos por ser uma instituição apolítica — afirmou.
O oficial americano tem encontros com autoridades militares em Brasília nesta quinta-feira e segue em viagem para o Rio de Janeiro onde visitará centros de formação militar.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf