Confira como foi o governo de 48 horas de Mourão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá/AFP

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro disseminava informações falsas no púlpito da ONU em Nova York, seu vice Hamilton Mourão cumpria uma breve interinidade evitando holofotes e colecionando silenciosamente alguns dissabores. Nas 48 horas em que esteve à frente do Poder Executivo, Mourão foi ignorado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e ainda viu um pedido pessoal ao chanceler Carlos França não ter surtido efeito.

Na segunda-feira, num breve contato com jornalistas, Mourão anunciara que o ministro da Economia tinha ficado no Brasil para resolver questões da política econômica, uma delas o espinhoso imbróglio dos precatórios – um míssil de R$ 89 bilhões que se aproxima do orçamento de 2020. E foi justamente de Guedes que partiu o inconveniente registrado na interinidade do vice no Palácio do Planalto. O ministro foi para uma reunião com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar dos precatórios e sequer comunicou o chefe em exercício. O silêncio foi sentido por Mourão.

No período em que Bolsonaro esteve fora, eles não se falaram. O último contato ocorreu no domingo – com direito a um abraço, algo pouco visto entre um presidente e um vice que já não escondem mais as diferenças. Na despedida, nenhum recado ao chefe, mas, sim, a dois auxiliares dele. Mourão pediu ao chanceler, Carlos França, e ao ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, ambos integrantes da comitiva, que ajudassem o presidente a fazer um discurso moderado para a reunião internacional. Não surtiu efeito, só não se sabe se o pleito do vice ou a tentativa de intervenção de França e Leite.

O colunista do GLOBO Lauro Jardim revelou que, de fato, a dupla escreveu um texto, mas que foi alterado por Bolsonaro. Ao fim, o presidente subiu ao púlpito e, entre outras coisas, defendeu o uso do que chama de tratamento precoce contra a Covid-19, cuja eficácia não é comprovada pela ciência.

Na interinidade, Mourão preferiu a discrição e, de posse da caneta mais importante do Brasil nas mãos, assinou apenas despachos burocráticos. E evitou um encontro polêmico como uma audiência solicitada pelos irmãos Chiquinho Brazão (Avante-RJ), deputado federal, e Chiquinho Brazão, conselheiro de Tribunal de Contas do Rio (TCE-RJ) e suspeito de participação no assassinato da vereadora Marielle Franco.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf