Doria se proclama candidato da “terceira via”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/PSDB

As prévias que vão indicar um candidato do PSDB ao Planalto em 2022 começaram oficialmente nesta segunda-feira em meio a uma disputa acirrada entre os governadores João Doria e Eduardo Leite.

Até o início desta tarde três candidatos já haviam feito a inscrição: Doria, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB-AM). As campanhas dos dois últimos até agora, porém, se restringem a movimentos internos e eles têm sinalizado simpatia a Leite, cuja candidatura deve ser protocolada junto ao partido nesta tarde. O gaúcho participa hoje dos festejos que marcam o início da semana Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, ele terá um ato com aliados em Brasília.

O primeiro a anunciar a participação nas primárias nesta manhã foi o governador de São Paulo, na sede do partido em Brasília. Doria disse que o PSDB terá “naturalmente o candidato da terceira via”.

Ao lado do presidente da legenda, Bruno Araújo, e de parlamentares tucanos, elogiou os colegas que disputarão o processo. Ele leu carta sobre sua postulação e fez uma análise do processo político.

— Seguiremos na mesma linha, de forma respeitosa, de forma consciente do nosso papel. Ao término das prévias, em 21 de novembro, se não tivermos segundo turno, teremos um candidato vencedor. E esse candidato vencedor das prévias do PSDB será naturalmente um candidato da terceira via. Ou melhor: um candidato da melhor via. Porque ele estará legitimado pelas prévias – discursou Doria.

Apesar das confusões e desavenças entre tucanos registradas nas últimas prévias das quais participou, tanto para o governo de São Paulo como para a prefeitura da capital paulista, Doria disse que iria trilhar um caminho de tranquilidade.

— E agora disputando com outros três competentes, sérios, e eu classificaria como brilhantes representantes do PSDB: Tasso Jereissati, ex-governador do Ceará e atual senador pelo PSDB; Arthur Virgílio, um dos melhores tribunos que já vi; e o jovem e competente governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

No documento lido por Doria, foram feitas críticas indiretas, tanto aos governos do PT quanto ao atual presidente Jair Bolsonaro. Doria tratou, sem citar Bolsonaro, das pautas de protestos antidemocráticos incentivados pelo Palácio do Planalto.

— Os tempos são de retrocesso. Retrocesso institucional, democrático, econômico, ambiental, social, político e moral. Nossas instituições têm sido atacadas, mas dão provas de independência e coragem ao defenderem o que temos de mais sagrado: respeito à Constituição, ao Estado Democrático de Direito, com eleições livres, diretas e com voto eletrônico – discursou.

Sobre petistas, tratou dos escândalos de corrupção que se seguiram nos anos de realização da Operação Lava-Jato.

— Infelizmente, os anos que se seguiram com os governos de Lula e Dilma representaram a captura do Estado pelo maior esquema de corrupção do qual se tem notícia na História do País. Fazer políticas públicas para os mais pobres não dá direito, a quem quer que seja, de roubar o dinheiro público. Os fins não justificam os meios.

No documento, Doria termina sua mensagem defendendo a harmonia entre poderes e afirmando que é preciso resgatar o prestígio internacional do país e o “orgulho” de ser brasileiro.

— Acredito no PSDB, o partido do Plano Real e da Vacina, e acredito no Brasil. No PSDB da vitória. Unidos venceremos a corrupção e a incompetência. Venceremos as trevas e o negacionismo. Vamos juntos unir o Brasil e os brasileiros.

Doria estava acompanhado de algumas lideranças do partido e tem uma agenda durante o dia na capital federal. Ele irá se reunir com filiados e, à noite, terá um jantar com convidados.

O governador de São Paulo, larga em vantagem na disputa das prévias, segundo análise da composição dos integrantes do colégio eleitoral tucano. Isso se deve ao peso que o estado de São Paulo tem nos quatro grupos que podem votar na eleição interna, de acordo com regras aprovadas pela direção da legenda.

Segundo essas normas, os votantes das prévias tucanas serão divididos em quatro grupos e cada um deles terá participação de 25% na apuração final. Fazem parte da divisão: filiados (grupo 1); prefeitos e vice-prefeitos (grupo 2); vereadores, deputados estaduais e distritais (grupo 3); e governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais, presidente e ex-presidentes da executiva nacional (grupo 4).

Para vencer as prévias, são necessários mais de 50% dos votos. Se todos os representantes de São Paulo, em cada um dos grupos, votassem no mesmo candidato, o estado teria 24,2% de presença no colégio eleitoral. Os outros três concorrentes de Doria largam de patamares menores num cenário em que também contem com a adesão de todos os seus conterrâneos. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ficaria com 5,6% dos votos neste panorama. O senador Tasso Jereissati (CE) teria 3,2%, enquanto o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio apareceria com 1,1%.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf