E a covid segue fechando escolas no país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

Mais um colégio público suspendeu atividades presenciais no Distrito Federal. Após testes positivos e suspeitas de infecção por Covid-19 entre 10 alunos e professores, a Escola Técnica de Ceilândia fechou as salas de aula. Enquanto o prédio passar por desinfecção, as turmas retomarão o modelo remoto, on-line.

Segundo o diretor Joubert Almada, a escola pública tem casos confirmados de uma professora e dois estudantes. Mas existem três educadores com sintomas aguardando testes e outros dois ainda sem exames. E ainda dois educandos têm sinais, mas ainda não testaram.

A escola tem 2.074 estudantes matriculados, divididos entre os turnos matutino, vespertino e noturno. São jovens, adultos e idosos. Desde a volta das aulas presenciais, parte não regressou. “Estamos fazendo a busca ativa. As aulas presenciais são importantes para as classes com oficinas, por exemplo”, comentou o diretor.

“Estamos suspendendo as aulas por prudência”, acrescentou. A escola interrompeu as atividades presenciais nesta terça-feira (21/9). Passará por desinfecção e limpeza. A princípio, as turmas voltarão para sala de aula somente na segunda-feira (27/9).

Do ponto de vista do professor de programação de computadores do curso técnico de Informática Tadeu Freire Pontes, a situação da escola se aproxima de surto de Covid-19. Segundo o educador, há relatos de estudantes com sintomas presentes em diversas turmas nos últimos dias. “A situação é de surto”, resumiu.

Na avaliação de Pontes, o regresso das aulas presenciais para adultos foi precipitado. Segundo o professor, determinadas disciplinas poderiam permanecer remotas. Neste contexto, ressaltou que a Universidade Brasília (UnB) ainda mantém o modelo a distância.

“No ensino presencial nós estamos com poucos estudantes. Eu tive oito alunos em um horário e três no outro. Enquanto dava aula virtual com 20 alunos em uma turma de 25. Tem colega que tem um aluno na sala. Tem colega que não vai nenhum. Então, piorou a situação. Com o presencial, os alunos não querem ir”, argumentou.

Pela perspectiva do diretor do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) Samuel Fernandes, a direção da escola acertou em suspender as aulas presenciais. Por outro lado, o dirigente considera os protocolos sanitários adotados pela Secretaria de Educação frágeis.

“O ideal era suspender as aulas presenciais por 14 dias e testar todos na escola. Muitos podem ser assintomáticos e transmitir o vírus”, alertou.

Pelo levantamento do Sinpro, desde a volta das aulas presenciais, 107 escolas tiveram pelo menos um registro de infecção por Covid-19.

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Educação sobre o caso. A pasta negou a classificação da situação como um surto. E garantiu ter tomado as devidas providências. A reportagem perguntou sobre o número total de alunos e professores infectados, bem como a quantidade de escolas com atividades suspensas. Não houve resposta.

Leia a nota completa da pasta:

“Não há suspeita de surto. Tivemos casos confirmados de um professor e dois estudantes. Os casos não se relacionam. Todas as medidas estão sendo tomadas. Nesta terça-feira, 21/9, a escola vai ser sanitizada e na quarta-feira, 22/9, será realizada a limpeza. A escola planeja retomar as aulas presenciais na segunda-feira”.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf