Extrema-direita evoca ditadura para pedir liberdade de expressão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Victoria Silva/AFP

Entidades e personalidades de direita divulgaram nesta quinta-feira (2) um “manifesto pela liberdade de expressão”, em reação a medidas que vêm sendo tomadas pela Justiça contra sites e veículos conservadores.

Os signatários veem “relativização do direito à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa”. Citam “investigações, quebras de sigilos e até bloqueios de meios de financiamento de veículos e formadores de opinião, sem que existam, na maior parte dos casos, indícios concretos de ilegalidade”.

O documento diz ainda que “as medidas causam danos de reputação a cidadãos e veículos de comunicação e contaminam o livre debate de ideias”.

O texto une diversas alas da direita, desde ex-integrantes da equipe econômica do governo Jair Bolsonaro, como Salim Mattar e Paulo Uebel, até opositores abertos do presidente, caso do movimento Livres.

Entre as pessoas físicas, subscrevem também, entre outros, os sócios da produtora Brasil Paralelo, além do líder do Vem Pra Rua, Rogerio Chequer, do youtuber Raphael Lima e dos presidentes do Instituto Brasil 200, Gabriel Kanner, e Mises Brasil, Hélio Beltrão —os dois últimos, colunistas da Folha.

A carta cita, no texto o passado do regime militar para defender a liberdade de expressão. “Foi com base nos traumas acumulados pela censura imposta durante regimes autoritários que a Constituição de 1988 tornou cláusula pétrea a mais ampla liberdade de expressão, de imprensa e de manifestação artística no Brasil”.

Diversos sites e perfis de direita são alvos de inquéritos conduzidos pelo STF contra fake news e atos antidemocráticos. Veículos conservadores também tiveram pedido de quebra de sigilos feito pela CPI da Covid, caso da produtora Brasil Paralelo.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf